xerxeslins
(usa openSUSE)
Enviado em 31/07/2014 - 00:10h
px escreveu:
Gostaria de saber se o Debian (stable) tem o mesmo nível de correção (pacotes e falhas de segurança) que uma distro rolling release, e se no caso de usar o "stable" que seria o wheezy hoje, na próxima versão "stable" seria feito o update automaticamente para o novo Debian? e também se eu fizer uso do kernel "stable" do Debian (3.2.*) eu iria perder alguma função ou sentir falta de algo? (mecho com iptables + samba + squid + dansguardian... no meu Arch Linux) se puderem descrever esses detalhes e anexar uns artigos eu ficaria grato! de ante mão afirmo que eu pesquisei no google e no vol mas as informações que preciso estão muito "fragmentadas" ou não são relevantes em diversos tópicos ou fóruns.
Estas perguntas são pelo fato de nunca ter usado distros com versões no dia a dia então desconheço esses fatos, e também não uso Debian a tempos e quero me aventurar em outra distro, mas tende ser segura e estável e com poucas atualizações de preferência (claro respeitando as atualizações de segurança).
PS:. Desculpas caso tenha postado no tópico errado
Olá, não sei muito de Debian, mas vou tentar ajudar em alguma coisa.
Debian Stable, em comparação com outra distro rolling release (Arch Linux, por exemplo, ou qualquer outra), é um pouco difícil, já que cada distro tem uma maneira própria de receber atualizações/correções dependendo da sua árvore de pacotes e necessidades. Exemplo: Debian precisa prover pacotes binários para mais de 10 tipos de processadores e Arch apenas para 2. Os gerenciadores de pacotes são diferentes. Entre outras diferenças.
Mas podemos comparar Debian Stable com Debian Unstable (que é rolling release), que são parte do mesmo projeto. Então não, nesse caso, não tem o mesmo nível de correção (pacotes e falhas de segurança). Enquanto Debian estável recebe apenas correções e melhorias de segurança, Debian Unstable não faz isso, apenas testa outros tipos mais conflitos e problemas em um nível primordial. No dia em que os pacotes do Debian Unstable estiverem recebendo as mesmas correções que os pacotes do Debian Stable, será quando o Debian Unstable se tornar, bem, Stable xD
Sobre o update, ele não é feito automaticamente. Mesmo após lançar uma nova versão do Debian, a antiga continua ativa por um tempo. Se o usuário não atualizar, vai ficar na versão antiga. A distribuição que faz isso que você citou seria Debian testing. Mesmo quando surge uma nova versão testing, você recebe as novas atualizações automaticamente, parecido com rolling release (seria um pseudo-rolling). Debian Testing só deixa de ser rolling quando chega o seu período de congelamento, quando está prestes a se tornar Stable.
Não creio que perderá nada se usar o kernel stable 3.2, as mudanças são poucas para o kernel atual. Mas o melhor jeito de saber é conferir o changelog das versões do kernel em:
https://www.kernel.org/
Para sua necessidade de distribuição estável eu recomendaria Debian ou Slackware, que ficam pelo menos mais de um ano praticamente inalterados, só recebendo melhorias de segurança e outras correções.
https://www.debian.org/releases/testing/
https://www.debian.org/releases/sid/
Edit: outra opção seria Linux Mint Debian Edition. NÃO é Ubuntu, é Debian Testing quase puro. Rolling Release. Bem estável e bom para uso diário. 100% compatível com Debian.