hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 27/08/2017 - 17:29h
Não sei se consigo te ajudar com ideias do que postar, mas posso dar ideias do que não fazer.
Há mais ou menos uns 3 anos eu tive um blog que falava sobre GNU/Linux basicamente. Eu sempre gostei de escrever, então o blog era uma maneira de compartilhar conhecimento e até mesmo deixar registrado o que eu sabia pra pesquisar depois.
Mas o problema é que o tempo inteiro eu ficava relendo os artigos e achando erros ou coisas que eu achava que dariam interpretação errada. Então ficava alterando os artigos várias vezes. Isso é bem desgastante e improdutivo. Então uma coisa que eu aconselho não fazer é ficar procurando erros no artigo. É melhor deixar que os leitores comentem e digam se discordam de algo ou se não entenderam alguma coisa.
Outra coisa é preocupação com número de acessos. Acho que essa deve ser a menor das preocupações, o conteúdo não vai ser melhor ou pior por causa disso. Eu ficava vendo as estatísticas de acesso, e nunca conseguia ficar satisfeito com os números. Essa é uma preocupação besta que não serve pra nada.
Evite escrever coisas com base em achismos. Sempre procure referências sobre o assunto que estiver tratando e atenha-se aos fatos. Acho que errei feio nisso, e foi um dos motivos que me levaram a querer toda hora corrigir os artigos. Outro fator que causou isso foi o passar do tempo: as coisas vão mudando e os artigos vão ficando desatualizados.
Uma maneira de contornar esse problema do tempo é colocar referências sobre a época. No caso de tecnologia, falar das versões dos programas, enfim, ter uma contextualização, pra não ter que depois ficar alterando o artigo.
Por fim, tente não ser impessoal demais... a leitura de um blog não deve ser massante. O legal dos blogs é justamente ser uma leitura mais descontraída e menos formal. Isso ajuda a captar a atenção dos leitores.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira