
relsi.ramone
(usa Ubuntu)
Enviado em 02/12/2013 - 15:16h
Em relação ao material de referência, tem que ver em que linguagem tu quer programar, pra android tu pode criar jogos até em HTML5 se quiser, mas vamos lá.
Em relação a IDE vai ser mais complicado, até tem, mas tem que arregaçar as mangas um pouco. Acho que "rode e use", a opção seria a Game Engine do Blender [1].
Tem uma empresa que esta portando a IDE deles para linux [2] mas não está disponível ainda.
De uma olhada no editor da Compil Games[3] é um editor nos moldes da Construct2.
Se tu quer te aventurar um pouco mais, pode tentar compilar e rodar a IDE Torque3D [4]
A IDE/SDK/Editor mais usada no momento é a Unity3D [5], tem muitos recursos, tem muita documentação, e é tri simples de usar e é gratuita para começar, mas para criar os jogos só roda no Windows e Mac. Os jogos compilados para linux rodam tri bem, e recentemente eles liberaram para mobile também na versão free.
Tem mais uma porção de coisas, mas acho que já da pra começar a ter uma noção por aí.
[1]
http://www.blender.org/
[2]
http://www.leadwerks.com
[3]
http://www.compilgames.net/
[4]
http://www.garagegames.com/products/torque-3d
[5]
http://portuguese.unity3d.com/