lmJR
(usa Debian)
Enviado em 23/12/2018 - 20:40h
pinduvoz escreveu:
O que os colegas pensam disso? Vale a pena perder horas, as vezes dias, para instalar uma distro Linux? Uma outra, fácil de instalar, não vai me servir da mesma maneira? E a manutenção que toma bastante tempo e não é automatizada, vale a pena?
Quero ver como os colegas pensam.
Depende, se a pessoa quiser aprender, vale a pena tentar instalar e configurar uma distro mais avançada, agora se for somente pra ter um ambiente de trabalho estável, é melhor ir nas distros para iniciantes, com as mencionadas pela Bia, e concordo no ponto que ela diz pra não se recomendar Ubuntu para iniciantes, mas sou suspeito já que tenho rancores pessoais contra os *buntus.
Em pouco mais de 3 meses usando Linux como SO principal, testei e instalei diversas distros, e a que mais me agradou foi o Debian, seguido pelo Arch. Aprender a instalar e configurar o Arch me levou a essa mesma indagação que você fez agora, e apesar de ter tempo e disposição de sobra, preferi optar por derivados do Arch mais amigáveis, como o Manjaro, que quebrou poucos dias após o uso e desisti dele, mas depois conheci o ArchLabs, que é basicamente um Arch+Openbox já configurado e mais algumas coisas, está me agradando bastante, principalmente depois que vi o trabalho pra configurar um Conky hehe.
Enfim, obter conhecimento nunca é demais, mas temos que lembrar que conhecimento leva tempo para ser absorvido. Então partir para distros mais "espartanas", como Slack, Gentoo e Arch vale sim a pena, do mesmo jeito que usar um Manjaro, Mint ou Fedora, tudo depende do que você objetiva ao escolher as distros.