hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 24/12/2018 - 14:56h
Eu gosto de ter trabalho, se isso significar menos trabalho depois. Se ter trabalho agora uma vez só pra configurar meu sistema ao meu gosto e à minha necessidade significa depois poder desfrutar de um sistema mais leve, enxuto e seguro, certamente eu vou me interessar por ter esse trabalho. Veja que a preguiça é algo bom se bem direcionada.
Quanto a perder tempo ou não, isso é muito relativo. Perder tempo pra mim é trilhar um caminho que não o que eu escolhi. É gastar horas e horas com algo que não me interessa. Mas se eu me identifico com algum tipo de trabalho, nunca estarei perdendo tempo enquanto me dedicar a ele.
Mas enfim, acho que a evolução dos sistemas operacionais teve seu lado negativo. Muitas pessoas ficaram mimadas demais, reclamando de aprender um simples comando, da mesma forma que algumas pessoas reclamam de ter que fazer um determinado cálculo sem ter uma calculadora à mão. A este respeito, gosto de lembrar da história do UNIX: no final da década de 60, Dennis Ritchie e Ken Thompson vislumbraram a importância de sua criação. Porém não obtiveram apoio institucional para criá-lo. Não havia Internet, e tudo tinha que ser feito em linguagem de montagem. Os caras criaram (veja, eu disse que criaram, não que usaram) um sistema operacional, com máquinas muito mais limitadas que as de hoje em dia, diga-se de passagem.
Aí o camarada reclama quando tem que aprender um simples comando, com farto material disponível na Internet, com sistemas muito mais simples e intuitivos que os daquela época. Não se trata de criar nada, apenas usar, e a pessoa acha ruim. Sinceramente, eu acho que perder tempo é lamentar sobre as adversidades em vez de correr atrás do que se quer.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira
Devuan -
https://devuan.org/