d-VOL - Qual distro pai? [RESOLVIDO]

37. olha

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 06/02/2009 - 14:03h

não sei se poderei ajudar mto com o projeto, pois sou meio contra esse negócio de distro pra tdo qto é lado, pois acho que linux, o usuário escolhe uma inicialmente e depois deixa ao seu gosto... eu mesmo peguei o ubuntu devido a grande quantidade e qualidade dos seus repositórios, e depois recompilei meu kernel, mudei meu desktop, instalei alguns aplicativos a partir do fonte, etc etc
Porém, se é pra dar alguma dica, o que sinto falta hj é de um linux leve e que tenha suporte facil a grande parte dos aplicativos do mercado... no caso os mais usados... por isso recomendo utilizar um gerenciador do tipo fluxbox, mas "embelezar" ao máximo.
Outro problema que as distros com fluxbox tem falta de pacotes, ou qdo são integradas a distros grandes não tem uma automatização e integração boa dos pacotes com o desktop do usuário.
Imagine pegar um debian (eu acho que não há pq escolher outro visto que tem a maior quantidade de pacotes), mas modificar o apt-get para que ao instalar pacotes, configure o ambiente de forma bela e organizada no gerenciador tipo o fluxbox... e claro, poderiam ter tbem pacotes .deb próprios.

Criar ferramentas para KDE e GNOME seriam só mais uma, mas criar para um ambiente leve que tem deficiencia destas ferramentas poderia fazer toda a diferença.

Imagine um linux totalmente usavel (diferente do DSL/Slitaz e compania), porém bem leve podendo rodar em maquinas um pouco mais antigas (vulgo pentium 2), que tenha ferramentas boas de administração estilo icones magicos do kurumin e o yast do open suse... que tenha pacotes de aplicativos de tdo qto é tipo, que seja organizado.

A unica coisa ruim é não poder colocar o compiz... mas acho que se a ideia é algo que possa rodar do pen drive em qualquer lugar e seja "produtivo", não precisa, pois quem quiser o ambiente enfeitado, vai pegar o ubuntu e personaliza-lo ao seu gosto...

só uma dica... e quem sabe eu possa ajudar com as ferramentas de administração (pois só não uso o fluxbox 100% do tempo hoje por falta delas)...


  


38. ah

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 06/02/2009 - 14:07h

se acatarem a minha idéia... e acharem que o debian é uma boa base, pode-se começar criando um "debian light" com fluxbox, grande parte de dependências "criticas" para maior parte dos aplicativos e um kernel otimizado para maior parte dos hardwares de usuários finais.
No segundo passo pode-se iniciar a personalização e criação de ferramentas... junto ao empacotamente próprio e personalização dos pacotes debian.




39. Re: d-VOL - Qual distro pai? [RESOLVIDO]

Mauro Risonho de Paula Assumpção A.K.A firebits
firebits

(usa Debian)

Enviado em 06/02/2009 - 14:10h

Fabio sobre portar a distro D-VOL para um pendrive, há um software muito útil para isso, o Unetbootin. Vejam no site: http://unetbootin.sourceforge.net/


40. Re: d-VOL - Qual distro pai? [RESOLVIDO]

Fábio Berbert de Paula
fabio

(usa Debian)

Enviado em 06/02/2009 - 14:25h

Olá Mauro,

Sobre:

"Concordo que há a vantagem de aproveitar os repositórios Debian, mas vai ser mais um Kurumin, DebianCDD e variantes. Ou seja, so vamos trocar o chassi ou motor é o mesmo, seria isto?"

Não necessariamente. Veja o que o Ubuntu se tornou nascendo do Debian, o Arch Linux partindo do Gentoo. Foram distribuições que inovaram e ganharam vida própria.

E onde entra o VOL? Ora bolas, não somos apenas uma pessoa (caso do Kurumin) ou um pequeno grupo de pessoas (DebianCDD) e sim a maior comunidade de usuários Linux da língua portuguesa. Temos potencial para criar uma distribuição "fork" boa o suficiente de acordo com as necessidades de nossa regionalização.

Temos uma lista de voluntários o suficiente para inovar com ferramentas em médio ou longo prazo sem pestanejar.

E por fim, imagine o quão bom seria para os iniciantes em Linux, além de ter mais uma opção de distribuição nacional, ter acesso fácil aos seus desenvolvedores afim de obter documentação e/ou suporte de forma simples. Seria a distribuição nacional com maior número de colaboradores, o que facilita muito seu suporte e documentação.

Bom, assim penso eu :)



41. então fabio

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 06/02/2009 - 14:31h

acho que dependendo de como fosse feito seria copia, dependendo não...
o ubuntu por ex. inovou principalmente em 3 coisas:
1-Facilidade de instalação/reconhecimento de hardware (instalador e kernel com módulos próprios)
2-Pacotes. Tanto em atualização de versões, qto em manter repósitorios de boa qualidade tanto em quantidade de pacotes quanto em qualidade de banda.
3-Marketing. O fato de ser distribuido de graça para qualquer lugar no mundo. Basta pedir seu CD.

Tbem acho que pode ser mais um kurumin, por isso apóio o desenvolvimento de mais ferramentas próprias, que sejam integradas e facilitem a administração, alem de estas ferramentas serem para um abiente grafico mais leve, o que poderia tornar estes tão produtivo quanto um kde/gnome.

ai sim estaria sendo feito uma distribuição "inovadora" diferente de uma que só tras os pacotes de um monte de tralhas que qualquer outra tem.


42. Debian

-
R45678465

(usa OpenBSD)

Enviado em 06/02/2009 - 14:42h

Debian é o melhor para iniciantes.
Na minho opnião , escolher Slackware é um absurdo. ;)

Mas acho que o melhor seria uma mistura de Ubuntu, com sua facilidade, seus pacotes e etc, com o openSUSE, com um "Painel de Controle" com tudo pronto.


43. Re: d-VOL - Qual distro pai? [RESOLVIDO]

Isaque Vieira de Sousa Alves
isaque_alves

(usa Fedora)

Enviado em 06/02/2009 - 14:44h

Voto no Debian.

E concordo em gênero, número e grau:

"[...]não somos apenas uma pessoa (caso do Kurumin) ou um pequeno grupo de pessoas (DebianCDD) e sim a maior comunidade de usuários Linux da língua portuguesa. Temos potencial para criar uma distribuição "fork" boa o suficiente de acordo com as necessidades de nossa regionalização.

Temos uma lista de voluntários o suficiente para inovar com ferramentas em médio ou longo prazo sem pestanejar.

E por fim, imagine o quão bom seria para os iniciantes em Linux, além de ter mais uma opção de distribuição nacional, ter acesso fácil aos seus desenvolvedores afim de obter documentação e/ou suporte de forma simples. Seria a distribuição nacional com maior número de colaboradores, o que facilita muito seu suporte e documentação."


44. Re: d-VOL - Qual distro pai? [RESOLVIDO]

Fábio Berbert de Paula
fabio

(usa Debian)

Enviado em 06/02/2009 - 14:49h

Olá João,

Então, vamos inovar com ferramentas adicionais. Uma que tenho encostada e que é grande qualidade, o AdmNet, uma interface web PHP com daemons em Perl nos moldes do Webmin, porém com recursos adicionais, que desenvolvi em 2001 e que depois disso acabou ficando encostada. Pretendo usá-la na distro VOL.


45. Re: d-VOL - Qual distro pai? [RESOLVIDO]

Jefferson Diego
Diede

(usa Debian)

Enviado em 06/02/2009 - 14:51h

Opção 1


46. Re: d-VOL - Qual distro pai? [RESOLVIDO]

Mauro Risonho de Paula Assumpção A.K.A firebits
firebits

(usa Debian)

Enviado em 06/02/2009 - 14:55h

Fabio, acho como foi falado que falta uma equipe de programação, também e pretendo adicionar o HarvesterCORE1, na distro se me permitirem.


47. >>

William Forti Bueno
ventrue.w

(usa Debian)

Enviado em 06/02/2009 - 17:07h

Firebts, achei a ideia de criamos nosso próprios pacotes chamados vol muito legall...

Poderiamos sim fazer nossos pacotes e manter nossos repositorios...
Tipo manteriamos os repositorios atualizados com pacotes bons para servidores....


48. >>

William Forti Bueno
ventrue.w

(usa Debian)

Enviado em 06/02/2009 - 17:10h

E, não concordo com a ideia de pegar uma coisa pronta e mexer não..

Axu q temos que pegar uma base de Kernel... Somente... o resto devemos inplementar...
Desde a confs e pacotes ate as partes graficas... Sem usar gdm nem Kde fazer a VOL...
se é para inovar temos de inovar mesmo..






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts