Então... Estudo/trabalho como gamedeveloper, e sempre usei Ruindows (já tive contato com Ubuntu, mas gastei horas procurando comandos para coisas banais e desanimei totalmente de linux desde então).
Uso um Vostro 3550 híbrido entre vga Intel e AMD 6630... Estou considerando trocar o PC esse ano e adentrar mais a fundo no mundo da modelagem/animação em Maya e pintura digital.
Minhas dúvidas são:
1. Linux Mint vale a pena pra artistas? Usaria Autodesk Maya, Photoshop, Unity 3D, alguma IDE decente pra C# e Wacom Intuos Pro (isso é essencial de funcionar bem!).
2. Existe essa facilidade de trocar o uso entre uma placa Intel/AMD como no windows através do Catalyst?
3. Tem como fazer um overclock na AMD? (tentei com o Sapphire Trixx no windows mas deu tela azul =/).
4. Vale investir num Macbook pra isso daí, ou melhor um Desktop? (Seria um i7 4790K e talvez uma GTX 970 ou Quadro 2200)
Pergunto pois ontem mesmo um colega renderizou uma cena de teste do Blender(http://download.blender.org/demo/test/) no Macbook dele (i5, 8GB Ram, 256 SSD) e demorou 12 minutos, e o meu dell (i5, 8GB Ram, 256 SSD e AMD HD6630 1GB) demorou 29 min... Ou seja, a diferença está praticamente no sistema. E li relatos de que Linux tem melhor desempenho em render que o WIndows, e como existe Maya para Linux seria uma interessante testar a troca do sistema também.
Mas não quero perder horas usando terminal pra fazer coisas triviais como instalar um programa de vídeo, por exemplo... Por isso percebi que o Mint seria a solução mais próxima do que preciso.