nandosilva
(usa Lubuntu)
Enviado em 24/08/2020 - 21:01h
Não lembro muito bem como é a instalação do Linux Mint, mas se você só tem o Mint instalado você deve ter escolhido instalação somente ele, no caso se você desejaria instalar outro sistema operacional após o Mint, deveria ter escolhido algo como Avançado ou personalizado para você particionar o HD do seu jeito criando quantas partições desejar.
------------------
Aqui um passo, que eu fiz ao particionar um SSD pela 1ª, ajuste como quiser, preste atenção nos MB e acrescente mais partições
para outro sistema, aqui no meu exemplo foi somente um S.O. instalado neste SSD.
Criando as partições no Gparted
Selecionando sempre o espaço unallocated utilizando o botão direito do mouse escolha a opção New e fiz conforme a ordem abaixo.
Partição do efi
Digite o valor 200 (200 MB) em Criar como: selecione Partição Primária em Sistema de arquivos selecione: FAT32
Observação:
Não é necessário ser de 200 MB pode ser até menos, pois no HD que tem uma partição efi também os arquivos dos 3 S.O. nela ocupam 31 MB de espaço (Windows 10, Debian Stretch e Xubuntu 18.04) mas fiz com um bocado de folga para evitar problemas.
Partição do swap (opcional
Vai conforme o tipo de uso do pc, é recomendável se você costuma suspender/hibernar e se você executa as vezes tarefas pesadas e tem somente 4 GB de RAM ou menos. Não se preocupe seu SSD não vai degastar tanto assim caso você faça uso ocasionalmente do swap, pois seu SSD vai durar por muitos anos ainda (salvo se você utilizar 100% todos os dias intensivamente, então neste caso é melhor adicionar mais memória RAM).
Digite o valor 2000 (2000 MB = 2 GB) para o swap em Criar como: selecione Partição Primária, em Sistema de arquivos, selecione: linux-swap
Partição raiz do Linux
Digite o valor 65000 (65000 MB = 65 GB), Criar como: selecione Partição Primária, em Sistema de arquivos selecione: Ext4
O restante que sobrou
O restante que sobrou será utilizado como partição de backup
Os 47279 MB (46 GB) que sobrou, todo ele será utilizada para guardar arquivos.
Criar como: selecione Partição Primária, em Sistema de arquivos, selecione: Ext4
Clique em Aplicar para salvar tudo.
Depois selecione a partição do efi e utilizando o botão direito do mouse escolha a opção Manage flags (“Gerenciar sinalizadores” em português) e marque a opção "esp" que automaticamente será marcado junto a opção boot e finamente clique no botão Aplicar. A opção "esp" é que diz pra o sistema que é uma partição para boot com efi.
Pronto, depois de aplicada as alterações reinicie o computador dando um boot pelo live pendrive do Lubuntu novamente e escolhi a opção de Instalar direto.
Notas:
A opção "Manage flags" somente fica disponível depois que você concluir o particionamento e clicar no botão Aplicar.
Não é necessário reiniciar para instalar o Lubuntu, mas eu fiz isto para ver ser não haveria problemas de reconhecimento do particionamento fazendo um novo boot limpo para depois instalar.