SamL
(usa XUbuntu)
Enviado em 01/12/2021 - 18:16h
flavioacrj escreveu:
Eu pensei em programação.
Se você vai mesmo pra programação, é uma ótima ideia! Mas tem algumas coisas que você precisa saber:
1-você não terá como conciliar programação e outro emprego:
Programação exige um baita esforço mental. Sendo assim você não terá condição psiquica pra manter outro emprego, já que programar exige muito atenção e assim também tempo, tanto pra aprender quanto pra trabalhar.
2-você vai sofrer, pelo menos uma vez, da síndrome de burnout:
como disse no 1, você não terá tempo num trabalho de programação, nem mesmo pra aprender direito.
Passei por um emprego como programador e foi uma ótima experiência, mas nem f*dendo que eu quero isso de novo!
No começo eu tava indo bem, até ser abarrotado de tarefas pra fazer e nem descansar mais eu tava.
Como era um trabalho remoto, significa que eu tava literalmente, disponivel pra trabalhar a qualquer momento.
Sendo assim, mesmo que eu dissesse na empresa: olha, vai levar mais 16 horas pra terminar essa tela. Eles davam feedback do tipo: ainda? "não dá pra acelerar"?
Cagando e andando se eu sou gente ou não rsrsrs, o que importa é ficar pronto e ponto final!
3-pra você não se iludir com matéria de jornaleco da internet:
Trabalhar com programação não é nenhum mar de rosas e tu enfrenta muito problema cabeludo, sendo que, o tempo, "aaahhhh bendito tempo!", é curto e tu precisa terminar tudo que você prometeu terminar a tempo. Era conhecido entre os devs como chute, ou chutar o futuro: tu é perguntado pelo chefe: fulano, quanto tempo tu fará essa tela gigantesca aqui? Daí o ingênuo diz: numas 8 horas. Pronto, lascou! Ou você se compromete 100% a terminar nesas 8h ou você vai pra rua se isso ocorrer mais vezes.
4-pra não dizer que é tudo ruim, tem algo bom:
o salário é bom, é mais alto que muitas profissões, mesmo que tu não tenha diploma em nenhuma faculdade, já que o que vale é tua experiência como dev.
Se tu é um dev junior, lamento, mas vai ganhar mal. Se é um dev pleno, a chance de ganhar um salário melhor é grande. Se é sênior, nem se fala, é carreira internacional pra esse nível, nem vá procurar emprego no BR, pesquise empresas para trabalho remoto e ganhe em dólar.
Bem, fica ai minhas observações, e aceite se quiser. Se você vai pelo mágico mundo de Oz, atyravés da estradinha de tijolos amarelos, lamento, mas você vai se decepcionar feio! Melhor manter o pé no chão e tratar a profissão de programação como deve ser tratada: acumule muita habilidade, vire no mínimo dev pleno e arrume trabalho remoto em empresa estrangeira.
Pronto, fim por fim, feito por mim.