hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 19/05/2019 - 14:32h
Bom, se é um vírus, é dos mais ineficientes que já vi. Um vírus é feito para ser auto-replicante e fazer alterações não solicitadas no sistema. Um vírus que se destrói ao ser chamado não é de fato um vírus. Suspeito que o que você viu sequer é um malware.
Primeiramente, você se lembra precisamente de onde salvou o arquivo (em que diretório salvou)? Ao baixar um arquivo pelo navegador, normalmente você é perguntado se quer de fato baixar ou apenas abrir. Se escolher abrir, ele é salvo em um diretório temporário e será removido automaticamente ao desligar o sistema.
Vale lembrar também que arquivos PDF não devem ser abertos no LibreOffice. Não necessariamente isso será possível, pois o LibreOffice só é capaz de abrir documentos PDF gerados pelo próprio LibreOffice. Então o fato de você não ter conseguido abrir o documento não diz muita coisa.
Suponhamos que esse documento de fato seja um malware (o que repito, não creio que seja o caso). Para fazer alterações no sistema, você teria que ter tentado abrir o documento como root. Então, se você apenas tentou abrir pelo LibreOffice como usuário normal, ele no máximo poderia ter feito alterações nos seus diretórios ou arquivos pessoais. Segundo, mesmo isso ele só poderia fazer se tivesse explorado vulnerabilidades de bibliotecas de leitura de PDF (não é o caso com LibreOffice).
No seu lugar, eu ficaria despreocupado. Apenas procuraria pelo arquivo, se achasse que baixei pra algum diretório diferente do temporário.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira
Devuan -
https://devuan.org/