JamesEpd
(usa Epidemic)
Enviado em 11/12/2009 - 10:47h
A Equipe de Desenvolvimento do Epidemic tem o prazer de anunciar o lançamento do Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 3 (Codinome Freedom).
Embora o desenvolvimento desta nova versão do Epidemic esteja sendo focada na correção de bugs e no polimento do sistema, foram realizadas também algumas mudanças importantes, como a criação de uma nova opção de boot, que permite iniciar o Epidemic a partir de uma imagem ISO no HD, a melhoria no processo de boot que ficou mais limpo, com a eliminação de mensagens de texto e a integração do ESU com o Knotification (o sistema de notificações do KDE 4).
http://www.epidemiclinux.org/images/esu/esumsg.png
Com as mudanças implementadas nos Betas 1, 2 e 3, o Epidemic 3.1 já conta com as seguintes novidades em relação a última versão estável.
1 – Novo parâmetro de boot
Com o parâmetro bootfrom=/partição/path é possível iniciar o Epidemic a partir de uma imagem ISO localizada em qualquer lugar do HD, sem a necessidade de gravar um novo DVD, o que é muito interessante para a realização de testes no sistema.
2 - Desenvolvimento do ESU
O ESU é uma nova aplicação criada pela Equipe do Epidemic, sob a forma de um módulo PAM (Pluggable Authentication Module) e de um módulo para o Systemsettings (o Centro de Controle Unificado do KDE e do Epidemic), com o intuito de conferir, ao administrador do sistema, uma maior liberdade na escolha da forma como os demais usuários precisam se autenticar para executar ações que dependam de privilégios administrativos.
http://www.epidemiclinux.org/images/esu/esu.png
3 - Substituição do GRUB Legacy pelo GRUB2
O Epidemic GNU/Linux 3.1 é a primeira versão a utilizar o GRUB2 no lugar do GRUB Legacy, tanto para a inicialização do sistema instalado quanto para a inicialização do LiveDVD, o que, sem dúvida é um avanço muito importante, já que a versão legacy do GRUB teve seu processo de desenvolvimento descontinuado em favor do GRUB2, passando a receber apenas algumas correções de bugs.
4 - Introdução do suporte ao Ext4
No Epidemic GNU/Linux 3.1, o sistema de arquivos Ext4 passou a ser adotado por padrão. O Ext4 é uma grande evolução em relação ao Ext3, pois modifica importantes estruturas de dados, com reflexos diretos ma performance e confiabilidade do sistema.
5 - Novo Kernel
Kernel 2.6.30-2-686, otimizado para a arquitetura i686, com suporte aos drivers 3d da nvidia e ati e a vários modelos de placas wireless.
6 - KDE 4.3 e Compiz Fusion (Rodando direto do LiveDVD)
O Epidemic GNU/Linux 3.1 vem com o que há de mais moderno em ambientes desktop, com o KDE 4.3 (a mais nova versão deste fantástico ambiente de trabalho) e o Compiz Fusion rodando direto do LiveDVD, proporciona uma forma fácil e divertida de interagir com as janelas do sistema, fornecendo ainda velocidade e utilidade, além de alguns efeitos impressionantes.
http://www.epidemiclinux.org/images/epidemic/compiz-cubo-450.png
7 - Melhorias no Einstaller
Foram feitas várias melhorias no Einstaller, destacando-se as novas opções de instalação do GRUB.
http://www.epidemiclinux.org/images/epidemic/einstaller-450.png
8 - Novo sistema de boot gráfico ( Plymouth)
Substituição do Bootsplash pelo Plymouth, o que permite ao Epidemic utilizar o Kernel padrão do Debian, sem a necessidade de aplicação de nenhum patch e aumentando, ainda mais, a compatibilidade com a sua distribuição mãe.
9 - Novo sistema de inicialização
Inicialização dos scripsts de boot por dependência e em paralelo, com significativa redução do tempo de boot, sobretudo em processadores com mais de um núcleo.
10 - Unificação das opções de boot
Unificação das opções Epidemic, Epidemic nvidia e Epidemic ati, passando a escolha do driver mais adequado a ser feita automaticamente pelo sistema.
11 - Suporte aos drivers legacy da nvidia
Suporte aos drivers legacy da nvidia, 173.14.xx , 71.86.xx, 96.43.xx além é claro do driver mais atual, 190.42, todos já previamente instalados e configurados, rodando direto do LiveDVD.
12 - Internacionalização
Introdução do suporte à internacionalização do sistema, já com a tradução para o inglês realizada por Otto R. Heredia de Sá.
Se você gosta de testar programas que ainda se encontram em fase de desenvolvimento, faça o download do Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 3, clicando no ícone abaixo, ou em um dos links relacionados em nossa página de downloads e confira você mesmo todas as novidades desta versão do Epidemic.
Se você gosta de testar programas que ainda se encontram em fase de desenvolvimento, faça o download do Epidemic GNU/Linux 3.1 Beta 3, clicando no link abaixo, ou em um dos links relacionados em nossa página de downloads e confira você mesmo todas as novidades desta versão do Epidemic.
http://distro.ibiblio.org/pub/linux/distributions/epidemic/epidemic-3.1-b3-1-i686.iso
http://www.epidemiclinux.org/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=2
epidemic-3.1-b3-1-i686.iso - 1,5 GB
MD5SUM: a66a50b7442e791db3c7d5ffd4912cfa