hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 19/11/2017 - 22:13h
Essa é uma pergunta bem subjetiva. Vários fatores podem levar uma pessoa a escolher o Fedora. Vou tentar elencar alguns:
1. O projeto Fedora é mantido pela Red Hat, o que dá ao projeto uma grande chance de sobreviver, isto é, terá recursos pra continuar sendo desenvolvido e testado, além dos eventos promovidos pra trazer mais gente pro uso e pro desenvolvimento da distribuição. Isso dá à distribuição uma base de usuários e desenvolvedores bem ampla.
2. É uma opção interessante pra quem gosta de um sistema bem atualizado. Os pacotes oferecidos nos repositórios oficiais estão sempre em versões recentes dos programas. Porém isso não implica em problemas de estabilidade ou bugs frequentes. Embora haja controvérsias sobre esse último ponto, eu particularmente não tenho do que reclamar nesse sentido, e uso Fedora há mais de 5 anos.
3. O projeto Fedora investe bastante no ambiente gráfico GNOME, e normalmente traz as últimas inovações desse ambiente. Mas pra quem não gosta de GNOME ou simplesmente prefere outros ambientes gráficos, existem os Fedora Spins pra KDE, XFCE, LXQt, Mate, Cinnamon, entre outros. Ao contrário do que se pode pensar, as Spins tem uma qualidade tão boa quanto a da versão principal. Uso a Spin KDE, e acho até melhor do que a do GNOME. Mas isso já é preferência pessoal.
4. O projeto tem uma política bastante rigorosa em relação a quais pacotes são incorporados aos seus repositórios oficiais. Programas que imponham determinadas restrições são proibidos de fazer parte dos repositórios. Dessa forma, somente os programas de código aberto e não cobertos por patentes restritivas são incorporados a esses repositórios. Embora essa característica não agrade algumas pessoas, vale lembrar que não é proibido instalar esses programas na distro, eles apenas não fazem parte dos repositórios oficiais.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira