Linux É Linux! [RESOLVIDO]

73. É verdade! Linux não é Windows!

Ana Cristina Conceição da Silva Freitas
anafrei

(usa openSUSE)

Enviado em 24/05/2011 - 21:21h

Aprendi à gostar do Linux. Engraçado, comecei pelo Opensuse e agora estou usando o Ubuntu. E confesso que tenho aprendido muito . Estou fazendo Curso sobre o Linux e não sinto nenhuma saudades do windows! Tenho amigos que usam o Windows, e que me zoam bastante, dizendo que um dia voltarei ao lar Windows. Só na outra vida!rs


  


74. Re: Linux É Linux! [RESOLVIDO]

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 25/05/2011 - 22:32h

Não tem como voltar. O Windows não é bonito, ele é sem graça e não podemos gerenciar o espaço e disposição dos icones da forma que queremos.
Para isso é necessário editar arquivos mssstyles que são digamos um tanto quanto complicados e o processo é dificultado e mesmo asism não fica do jeito que se quer. Nos sistemas baseados no kernel Linux isto é algo bem natural e explicito.

Acho besteira este tipo de comparação entre Linux e Windows. Não é uma questão de gosto, é uma questão de mente fechada.

Sr. Teixeira, ante ontem eu instalei o Slackware num laptop POSITIVO, ele possuia o windows seven e quando eu rodei o lspci (num linux live antes de sequer iniciar o processo de isntalação) ele me retornou uma placa da SIS onde tudo era da SIS, até mesmo a placa de rede wireless era da SIS. PArei por uns instantes e instalei, fiz um dual boot, XP (mandei o seven pra ... longe) e Slackware, não ficou faltando driver algum e até o vídeo funcionou (!!!), e agora vem a parte interessante ele consumia 50% menos bateria rodando o KDE4 do que rodando o seven, com o XFCE ele consumia 40% menos bateria. o tempo total da bateria com o seven era de 3:50h com o Slackware + KDE era de 7:00h e com XFCe de 8:00h. Comprovei isto cronometrando o lap top em uso cotidiano, apenas e-mails, edição de textos e pouco gráfico, mas como o tempo é extenso posso garantir que isto não influenciou tanto.


75. Re: Linux É Linux! [RESOLVIDO]

Izabel
iz@bel

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/05/2011 - 23:53h

Olha, eu acho que sua informação sobre o gnome-shell está um pouco errada.

"o GNOME entrou de cabeça na privada e ainda sobrou o pézinho para dar a descarga, inventaram firulinhas gráficas que tornaram ele difícil de usar sem se incomodar com o peso"

Sem se importar com o peso?
Que versão do gnome-shell é essa que você testou?

Eu testei no openSUSE, consumo de 120MB de RAM assim que inicia, veja o meu screenshot:
http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-120MB-de-RAM/

Olha falem o que quiser do bebê gnome-shell, menos dizer que ele está pesado e compará-lo em termos de peso com o KDE.

Alias, concordo em número e grau com o que vc disse sobre o KDE e principalmente XFCE, que eu acreditava que tinha uma filosofia de ser leve (acho que me enganei quanto isso...)



76. Re: Linux É Linux! [RESOLVIDO]

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 26/05/2011 - 16:06h

Gnome-shell? Nossa. De que ano o Sr. é?

O Gnome 3 veio com "novidades" firulentas que o tornaram mais pesado, ele deu a entender que está seguindo a mesma filosofia do KDE, agradar o usuário acéfalo. Isto foi o que eu quiz diser.

O XFCE é leve, até hoje ele se manteve bem leve e funcional, entretanto ele está começando a entrar na onda.
Uma coisa engraçada que notei estes dias com o FLuxbox, alguém sabe se ele depende de algum pacote monstruoso? o Fluxbox recem compilado tem no máximo 8MB com todas as dependencias estaticamente compiladas e afins, quando executamos ele ele consome quase 60MB de ram e sem nenhuma firula acrescida. Não consigo entender o que ele tanto carrega na RAM que faz isto, será que o X server está carregando alguma coisa monstruosa?


77. Re: Linux É Linux! [RESOLVIDO]

Raul Liota da Rosa
liota

(usa Mandriva)

Enviado em 26/05/2011 - 16:59h

Cara, seguinte ta achando ruim as distros de hoje, então vai baixa o primeiro kernel do linux lançado ou que você quiser também e cria o seu próprio, nenhuma empresa desenvolve algo para uma pessoa específica, e sim pro que a maioria quer, isso é ser uma comunidade!!!


78. Re: Linux É Linux! [RESOLVIDO]

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 26/05/2011 - 18:04h

O problema é que muitos querem algo funcional ao invés de visual. Os que buscam algo visual normalmente são ex-usuários do Windows que procuram se adaptar aos sitemas baseados no Linux tornado o Linux o mais semelhante o possivel com o Windows, seja em sua interfaçe seja na forma como as coisas são feitas, isto vai desde a aparencia até a criação de isntaladores absolutamente identicos aos encotnrados no Windows. O installer do JDownloader é um bom exemplo disso.


79. Re: Linux É Linux! [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/05/2011 - 20:37h

De minha parte, sempre busco algo que seja mais funcional que visual.
Para que se tenha uma idéia, meu desktop tem apenas 3 a 5 ícones.
Procuro sempre um visual "clean", mas que possa ser bonito no momento em que eu o desejar.
Uso compíz apenas para exibir de vez em quando.
Agora o restante tem de funcionar redondo, senão eu simplesmente deixo de usar e parto para outra.
Assim é que ainda mantenho o Big Linux 4.2 em um dos micros até hoje, porque a meu ver funciona ali melhor que o Mint Julia que está instalado em outro PC, mais possante.


80. Re: Linux É Linux! [RESOLVIDO]

Izabel
iz@bel

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/05/2011 - 21:55h

"Gnome-shell? Nossa. De que ano o Sr. é?"

Ok, gnome3, em fim!
Ps: acho que Sra. é mais adequado no meu caso, mais pode me chamar de você mesmo, pois sou jovem :)

Eu compreendo sua indignação, eu passei por ela a alguns anos quando tinha um computador com 512MB de RAM e não podia mais usar Gnome, muito menos KDE por causa disso.

Lembro que na época, eu experimentei XFCE, fluxbox e acabei escolhendo o E17 (Beleza + leveza ao custo de alguns bugs). Acho que foi em 2008, imagino que hoje, quem tem 512MB deve está numa situação bem mais complexa, visto que independente do gerenciador de janelas as distros estão bem mais pesadas.

"Será que o X server está carregando alguma coisa monstruosa?"

Provavelmente sim, se os hardware evoluem, incluindo novas ferramentas, os kernel tem que adicionar mais módulos para tais fins, certo? (Ou tou falando besteira?)
Com isso, tem muita coisa sendo carregada no Linux que vc não usa. Que tal recompilar seu kernel, usar fluxbox+{Aplicações leves}?

Ou então, você se conforma com as mudanças.

Eu estou com o Xubuntu, mais usando gnome (não instalei o ubuntu-desktop). Consumo de RAM inicial sem compiz 165MB e com compiz 182MB. Está bem mais leve assim que usar o XFCE.

openSUSE 11.4 com Gnome3 sem compiz - 120MB de RAM ao iniciar. E olha que instalei mais de 1.5GB de programas...

E eu não acho isso um absurdo para quem tem mais de 512MB de RAM.

Eu torço para que o Linux evolua a qualquer preço, porque sei, pela sua filosofia, que sempre existirá uma solução para quem não se enquadra nos padrões da maioria, como você! Você tem soluções é só buscá-las :)


81. Re: Linux É Linux! [RESOLVIDO]

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 26/05/2011 - 23:58h

"Ps: acho que Sra. é mais adequado no meu caso, mais pode me chamar de você mesmo, pois sou jovem"

É a segunda vez que faço isso AGHR! E Sra. não é para velhas é para mulheres casadas. Se vossa pessoa não é casada o correto é Srta.

"Eu compreendo sua indignação, eu passei por ela a alguns anos quando tinha um computador com 512MB de RAM e não podia mais usar Gnome, muito menos KDE por causa disso.
"

Acredito que isto era culpa de seu processador, não da memória. Eu possuo um micro com 256MB que roda o GNOME de forma leve e o KDE4 sem problemas, ele não esta utilizando nenhum dos dois pois eu não gosto de trocas recursos por visual.

"Lembro que na época, eu experimentei XFCE, fluxbox e acabei escolhendo o E17 (Beleza + leveza ao custo de alguns bugs). Acho que foi em 2008, imagino que hoje, quem tem 512MB deve está numa situação bem mais complexa, visto que independente do gerenciador de janelas as distros estão bem mais pesadas."

Não é um problema, as distribuições não chegaram ainda a consumir nada que um pentium 4 com 512MB de memoria não possam suportar.
Iniciado e parado no console o consumo no Debian squeeze aqui é de 46MB, isto é um pouco excessivo admito, mas ainda é suportável pois existem meios de reduzir isto a menos de 8MB.

"Provavelmente sim, se os hardware evoluem, incluindo novas ferramentas, os kernel tem que adicionar mais módulos para tais fins, certo? (Ou tou falando besteira?)
Com isso, tem muita coisa sendo carregada no Linux que vc não usa. Que tal recompilar seu kernel, usar fluxbox+{Aplicações leves}?"

Um pequeno detalhe este kernel é um kernel compilado por mim e o fluxbox também foi compilado e eu não me referi a aplicações e sim ao Fluxbox aberto, somente ele aberto (e o xterm onde usei o comando free) geram o consumo de 60MB a mais na RAM, creio que isto seja culpa do X-server e o mesmo deveria ser revisto, pretendo fazer alguns testes com o slackware 10 e ver se o consumo é semelhante e com isso achar o que enfiaram no X-server.

"Ou então, você se conforma com as mudanças."

A Sra(rta). está gordinha, preciza fazer um regime ou, se conforme com as mudanças. ahahahahhahahaha

"Eu estou com o Xubuntu, mais usando gnome (não instalei o ubuntu-desktop). Consumo de RAM inicial sem compiz 165MB e com compiz 182MB. Está bem mais leve assim que usar o XFCE"

É que o XFCE requer algumas configurações e o ideal é instalar a distribuição sem desktop e instalar o desktop depois, desta forma ele não isntala um grupo de pacotes enorme que no fim são inuteis. Já notei que no Ubuntu, bem como no SUSE, o GNOME instala N programas que iniciam com o micro e mesmo depois de remover o gnome eles ainda estão lá e tem que ser removidos um a um (isso me lembra vagamento o Windows...), o KDE faz a mesma coisa, mas o KDE ainda te da a facilidade de removertudo da inicialização antes de apaga-lo.

"openSUSE 11.4 com Gnome3 sem compiz - 120MB de RAM ao iniciar. E olha que instalei mais de 1.5GB de programas...

E eu não acho isso um absurdo para quem tem mais de 512MB de RAM."

o windows XP recém instalado ocupa 140MB de ram e ele era isntalado em micros com 128MB de ram (usava paginação até morrer) e ainda assim o micro era "operável". 120MB não é nada perto disso, mas pode diminuir, se a Sra(rta). der uma olhadinha melhor verá que muitos programas não estão sendo executados no boot. Vou ver como está a versão finale estável do GNOME 3, quem sabe eles pensaram no desempenho?

"Eu torço para que o Linux evolua a qualquer preço, porque sei, pela sua filosofia, que sempre existirá uma solução para quem não se enquadra nos padrões da maioria, como você! Você tem soluções é só buscá-las :)
"
Eu torço para que ele afunde e que cada vez menos pessoas usem ele. Eu não tenho um problema sem soluções, so não acho que a filosofia OpenSource deveria ser utilizada para competir com material comercial.

Quem faz a filosofia Linux somos nós, portanto, cabe a nós o dever de interpretar este papel da melhor forma possível.




82. Re: Linux É Linux! [RESOLVIDO]

gio
gioo

(usa Arch Linux)

Enviado em 27/05/2011 - 08:31h

ThePinkShark,

Eu te entendo cara, mas os computadores evoluíram e os usuários também.
Culpe o mouse, ele é o responsável!

Eu sinceramente não acho legais as críticas feitas ao Gnome. O ambiente acabou de sair do forno, muita coisa ainda vai ser melhorada e você tem a opção de não usar o Shell se é esse o problema.

Estou testando-o no Fedora 15 e estou muito satisfeito com o resultado.

Eu sempre vejo as pessoas metendo o pau no KDE, talvez pela má impressão deixada no lançamento do KDE4. Para essas pessoas eu só tenho uma coisa a dizer:

This is evolution baby!

O KDE tornou-se novamente um ambiente extremamente estável, lindo e funcional.

Hoje temos computadores com processadores de vários núcleos, computadores que tem mais de 3 Gb de Ram e HD's gigantes.

O mundo evoluiu, os usuários e todos os softwares de todos os tipos e junto com isso tudo, o Linux que é o software que mais evolui também.

Não lute contra isso pois é uma guerra perdida.

Seja feliz com os box's ou renda-se ao magnífico KDE.

Um grande abraço!




83. Re: Linux É Linux! [RESOLVIDO]

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 27/05/2011 - 17:38h

"Eu sinceramente não acho legais as críticas feitas ao Gnome. O ambiente acabou de sair do forno, muita coisa ainda vai ser melhorada e você tem a opção de não usar o Shell se é esse o problema."

Não critiquei o GNOME em sí, o que disse foi que ele estava seguindo a temática do KDE4 e isso não era algo legal. Eu testei o GNOME 3 antes mesmo dele se tornar estável e ele apresentava modificações que o tornava menos eficiente e mais visual, irei testar a versão dele que foi empacotada no Fedora em breve, eu acho o GNOME um bom DE por isso mesmo acho incorreto se renderem a politica de globalização da ignorância humana e se estragar.

Quanto ao KDE, eu sempre utilizei ele no Slackware, acredite ele era um bom desktop e estável (no Slackware que muitos dizem que o KDE é impossível de se usar), utilizei ele até ele chegar na versão 3.5 onde ele começou a pesar na "consciência", quando lançaram o 4 removeram funções úteis como arrastar e soltar no terminal e ele perguntar qual comando deseja usar - rm, cd, cp, mv - e acrescentaram coisas incômodas como o plasma desktop com um maldito icone que fic ano canto da tela e um desktop desorganizado. Estou rezando pelas versões 4.X mais atuais, para que sejam pelo menos estáveis, pois até então o KDE4 é imcompatibilidade até dizer chega e ele não é a criatura mais dócil quando se trata do visual dele, ele desaparece com as imagens de fundo da barra inferior e as janelas até a versão que vi tinham problema com o QT4, de forma que o firefox, e thunderbird tinham que ser colocados como exessão para evitar congelamento.

"Hoje temos computadores com processadores de vários núcleos, computadores que tem mais de 3 Gb de Ram e HD's gigantes.
"

Para usar um mensageiro instantâneo, um navegador e passar o dia em sites de relacionamento trocando informações desnecessárias. A única coisa que mudou foi a conta de luz no fim do mês e o barulho.

"O mundo evoluiu, os usuários e todos os softwares de todos os tipos e junto com isso tudo, o Linux que é o software que mais evolui também.

Não lute contra isso pois é uma guerra perdida.

Seja feliz com os box's ou renda-se ao magnífico KDE.

Um grande abraço!
"

Linux não era o kernel ? - AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA Thanks to Still Dre - Depende de o que o Sr. vê como sendo evolução, evolução como eu já disse neste tópico é melhorar algo para que ele ganhe desempenho e funcionalidade e não "embelezar"até causar obesidade e cansar os olhos com tanta poluição visual.

Adoro guerras perdidas, pois ganho mais lutando nelas do que ganhando-as.

Beba água ou renda-se a cachaça.
Desculpe não bebo.


84. Re: Linux É Linux! [RESOLVIDO]

Jorge M. Souza Junior
jms.slip

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/05/2011 - 18:03h

Acho que estão fazendo uma grande tempestade em um copo d'água. É por isso que temo VÁRIAS ditros ai, para atender a todos os tidos de usuários.

Temos aí o Slackware, o CentOS, que são mais "simples" em se tratando de beleza. E temos o Ubuntu, OpenSuse para atender os mais entusiastas ao disign avançado. Além disso ele é Open Source. Quem quiser, personalise um e use, sem medo de ser feliz.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts