ThePinkShark
(usa Slackware)
Enviado em 03/10/2018 - 12:36h
gabry escreveu:
Meu amigo me disse que o Gnome é pra se usado com o teclado e não com o mouse, é pra se usado que nem o i3wm.
Que as extensões são apenas extras, que o Gnome deve ser usado como veio ao mundo, na forma "vanilla", tipo no Fedora. Ele disse que esse excesso de modificação que deixa o Gnome problemático. E citou o Zorin como exemplo.
Ele disse que tem atalho no teclado pra praticamente tudo.
O Linux inteiro pode ser controlado usando somente o teclado. Tudo no Linux é centrado no teclado, mouse é circunstâncial, apenas.
O GNOME, assim como praticamente todos os DEs (TALVEZ com exceção do KDE) foram a princípio desenvolvidos dentro da filosofia Unix e consequentemente visam uso do teclado, mas não significa que o projeto do GNOME seja centrado no teclado, talvez lá no começo ele fosse menos dinâmico no uso do mouse, mas isso deixou de ser realidade faz muito tempo.
O que causa peso em todo DE é que existem vários pacotes que são acoplados a De e que executam certas tarefas de conforto automaticamente e com isso os recursos do sistema são drenados em troca de algo visualmente "bonitinho" mas que poderia ser evitado e não passa muitas vezes de firula. Neste aspecto sou suspeito em falar, pois o mais perto de um DE firulento que eu chego é um XFCE4 compilado e depenado...
A maior vantagem do Linux é que você usa ele como quiser -pelo menos na maioria dos casos. Portanto você tem total liberdade de escolher a melhor forma de operar o seu sistema. Tenha isso em mente.