removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 21/07/2010 - 22:42h
Bom, vou apimentar um pouco as coisas.
Vamos analisar levando em conta as mudanças que vimos nos últimos anos (TI)em relação ao visual gráfico. O Windows mudou, primeiro daquele sofrível aspecto do Win98, passando pelo ME, pelo XP que durou um bom tempo, um tempinho pelo Vista e agora no Win7, que em minha opinião está 1000% melhor que o vista (estamos apenas falando de interface gráfica).
Analisemos o kde. Não acompanhei o kde nos seus primórdios mas usei as séries 3 do kde. Logo no seu lançamento kde4 não me agradou muito, mas não foi por sua inovação gráfica, e sim por seus bugs. Porém o kde4 me parece estar bem maduro e estável e em minha opinião mais amigável que o Gnome. Concordo com Gedimar em relação ao menu do kde4, seu estilo kickoff é muito ruim, tem mesmo que dar vários cliques até achar o que se deseja. Resolveram isso deixando possível usar o menu no estilo clássico, igual ao kde3. Aqueles espaços na área de trabalho, exibição de pastas na área de trabalho, também não me agradou quando o vi pela primeira vez, ter todos os ícones do Desktop presos em uma região do mesmo. Mas mesmo isso é muito bom e ajuda demais na organização. Até uso algo semelhante no meu Windows, já ouviram falar do software fences? É uma cópia deslavada dessa funcionalidade do kde4.
O Gnome parece sim parado no tempo. Para alguns usuários, como o Gedimar, isso pode ser excelente. Mas a grande maioria não quer ter a impressão de estar no ano 2000 usando uma maquina do ano 2010. Eu por exemplo, quando usava o Gnome modificava praticamente tudo, quase nem parecia Gnome, isso porque eu achava, e ainda acho, que o Gnome está ultrapassado. E isso ficou mais evidente quando o kde4 ficou confiável e estável. Ai o pessoal do Gnome começou a se coçar para mudar algo. Mas ainda me parece que precisam expandir seus horizontes. Vi um vídeo do Gnome Shell e acho que em relação ao Gnome atual ele será um retrocesso. O kde4 mudou radicalmente em relação ao kde3. Por que o Gnome não segue o mesmo caminho?
E o que há de errado de analisar projetos de sucesso e usar, ou copiar os mesmos. Não infringir patentes ou coisa parecida. Vou dar um exemplo. Sou um grande admirador do sistema da Apple. Em minha opinião o melhor ambiente gráfico de um sistema operacional é o do Mac OS. O que há de errado em tentar fazer algo parecido. O Finder é sensacional, novamente na minha opinião, muito superiror ao Dolphin e Nautilus (mesmo levando em consideração as ultimas melhoras dos dois). Foi uma grande sacada da Apple o dock, os principais programas que o usário usa em um só lugar de acesso fácil e rápido. Vou dar um chute aqui, se 100 pessoas usarem o Mac OS, em média 75 vão se apaixonar pelo sistema, não porque ele é rápido e estável (Sistema desenvolvido para componentes de hardware específicos da Apple), ou porque é seguro, mas pelo grande apelo visual que a Apple usa em seus SO's.
Se eu estivesse a frente do projeto Gnome, faria toda a equipe usar o sistema da Apple para tentar fazer algo o mais parecido possível. Já disse em outros tópicos e volto a repetir aqui, acho que o Windows só é líder mundial em Desktops porque a Apple assim quer. No momento em que a Apple disponibilizar o seu SO para diferentes arquiteturas de Hardware que não a própria isso irá mudar. Talvez esse seja o caminho para o Linux crescer exponencialmente em Desktops, o pessoal do kde, Gnome, qualquer um, sacar isso e implementar de forma a se tornar realidade. Mas já fugi do assunto principal.
Bom, essa é minha opinião. Usei o Gnome por um bom tempo, cerca de dois anos. Ainda prefiro alguns aplicativos do Gnome ao kde, como Rhytmbox ao Amarok ou Brasero ao k3b, mas como interface gráfica no geral, minha escolha no momento é kde.