bielinux
(usa Ubuntu)
Enviado em 22/12/2015 - 20:22h
Bom...
antes de tudo venho alertá-lo que você não espere que sairá criando uma interface gráfica de um dia para o outro. Esse é um processo que é um pouco demorado, pois antes de começar a programar a interface, é necessário planejá-la, fazer testes à procura de possíveis bugs, procurar soluções para melhorar o desempenho do sistema criado sem comprometer as funções já estabelecidas e muito mais.
Veja os ambientes gráficos já conhecidos: GNOME, KDE, Cinnamon, Xfce, MATE. Todos eles possuem algumas peculiaridades. Uma delas: o uso de alguma biblioteca gráfica (como GTK+ e Qt). É necessário estudar a fundo ou o GTK+ ou o Qt para já iniciar o seu desenvolvimento. Se possível, dê uma olhada nos códigos-fontes deles! Não precisa ser uma olhada exagerada, mas sim uma rápida olhada com o intuito de curiosidade. Já estudada a library, está na hora de criar os programas do ambiente. De editores de texto, calculadoras, navegadores de internet, terminais a programas mais importantes, como paineis, docks e menus, todos usando a library escolhida. E não se esqueça do gerenciador de janelas! É ele quem gerencia as janelas, certo? Existem muitas opções como o Marco, Metacity, Openbox, Fluxbox, i3wm, WindowMaker, KWin, Compiz, Emerald e muitos outros. Ou, se quiser pode até criar um, mas recomendo usar um já pronto, pois praticamente "todos são a mesma coisa". O mais leve é o Fluxbox, nos meus testes.
Já para a distro, escolha se quer uma baseada ou from scratch (do zero). Para baseadas, pegue o código-fonte de uma distro qualquer no GitHub, baixe e estude-o, a fim de já preparar as melhorias que gostaria de inserir nos fontes e os troços que deseja remover, como bugs e tals. Para from scratch, há um manual na internet (em inglês) que lhe conduz à criação de um Linux from scratch:
http://linuxfromscratch.org/. Depois é só programar seu gerenciador de pacotes e muito mais!