millemiglia
(usa Slackware)
Enviado em 16/01/2012 - 10:36h
Respondendo às suas questões:
1) Então, se o hardware for bom o unity roda perfeitamente e os bugs e erros que ando ouvindo falar acontecem devido ao alto consumo de hardware?
R: Não só devido ao alto consumo de hardware mas devido a ugs de programação do próprio Unity que, embora eu não goste e não use, melhorou bastante desde que foi apresentado como interface padrão no Ubuntu 11.04.
2) Tem como contornar esse unity ou seja removê-lo para que não exija muito do hardware ou então ter o ubuntu 11.10 sem unity?
R: Sim, tem como não usá-lo. Basta instalar outra interface gráfica. O Unity está atualmente baseado no Gnome 3 e, por isso, é fácil instalar o Gnome-Shell e ficar com a interface Gnome 3 completa. O Gnome 3 com Gnome-Shell é bem intuitivo e, em minha opinião, mais fácil de se adaptar e mais produtivo que o Unity. Eu, particularmente, uso uma configuração de Gnome/openBox/AWN, ou seja, rodo o OpenBox sobre o Gnome mas uso o AWN como lançador de aplicativos centralizado na parte superior do desktop.
Quanto a remover o Unity, não o faça. A razão para não removê-lo é que ele está integrado ao Ubuntu (mais ou menos como Internet Explorer no Windows) e se você quiser removê-lo totalmente vai ser informado de que o arquivo ubuntu-desktop será removido também. Ocorre que esse arquivo é responsável por, entre outras coisas, controlar os cliques do botão direito do mouse na área de trabalho. Se você removê-lo, vai perder isso e mais algumas coisas. Além disso, na inicialização do sistema não aparecerá mais o logo do Ubuntu e sim do Debian. Ou seja, você estará desconstruindo o Ubuntu.