Mastruz
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 30/12/2017 - 07:46h
Skyborn escreveu:
/root |
/ |-------- É tudo a mesma coisa, né??
raiz |
O /root, / , raiz é onde ficam os programas instalados? Logo se eu for instalar muita coisa precisarei de um /root, / , raiz enorme?
O /home é onde ficam meus documentos, tipo imagens, vídeos, músicas e até o que está no desktop sem ser exatamente programas?
O swap acredito que eu precise ter mesmo tenho 16 GB de RAM e não usando muito a hibernação. Pelo que eu li, há uma falsa impressão que o swap não é necessário.
/boot é onde ficaria o GRUB, né?
/efi |
|------ Esses não faço muito ideia da importância.
/var |
1. Sim, root é a palavra em inglês para raíz.
2. A /home guarda seus arquivos pessoais e também configurações dos programas, além de cache que eu vi aqui esses dias. As pastas do wine e do playonlinux ficam na /home também. Eu gosto de usar a /home porquê se um dia precisar formatar o sistema, a /home vai continuar lá, mesmo que eu formate a / root
3. Se eu entendi bem o swap é como a memória de paginação do windows, uma espécie de substituto para a memória ram só que mais lento, por ser no hdd. Como você tem 16gb e não usa muito hibernação eu nem vejo motivos para usar mais que 4gb aqui.
4. A /boot fica o kernel, alguns módulos de inicialização (initrd.img) e o grub. Eu não sei muito sobre essa pasta aqui não...
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Netbook Philco Phn10a123ws
Intel(R) Atom(TM) CPU N450 @ 1.66GHz
2GB RAM, 80GB HDD
Lubuntu 16.04.3
Também li isso sobre a /home, ela guarda o cache mesmo.
Quanto ao swap ainda tenho dúvidas se o uso ou não, e se usar, quanto eu deveria usar. Com 1 TB de espaço não tem problema usar alguns megas se me for necessário, pra quem tem pouco espaço talvez seja um problema tantos particionamentos.
Hibernação eu acho que nunca sequer utilizei. Mas se um dia eu precisar utilizar? Sei lá.
O problema de instalar o grub no /efi é que vai está junto com o Windows, depois se eu quiser tirar o Windows ou o Linux vai tá os dois juntos e talvez seja uma dor de cabeça pra separar.
Eu acho que criar uma partição de /boot separada só pro grub do Linux talvez não afete o boot do Windows. Mas eu não sei, vi alguns fóruns brasileiros e outros gringos e dizem pra você não criar a partição /boot se tiver UEFI com Windows, ainda mais se for o 10 por que pode causar danos na inicialização. Quais danos? Eu não sei.