ProgramadoDelphi
(usa Ubuntu)
Enviado em 12/04/2017 - 22:24h
lcavalheiro escreveu:
Discordo de todo mundo que falou até agora. A primeira coisa que você tem que fazer é LER A CACETA DA DOCUMENTAÇÃO!.
"Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?"...
Preciso ler a documentação para poder instalar bem; mas preciso instalar para poder praticar o que a documentação ensina. Rsrs
Você não discordou de todos ao dizer isso, mas, apenas, acrescentou um (bom!) item às dicas que deram antes.
Afinal, como diz Murphy, "Se tudo o mais der errado, leia o manual."
Não adianta nada sair instalando e usando porque GNU/Linux é um sistema operacional distinto do que você está acostumado, e como tal tem um ambiente e uma filosofia próprias. Se você sair punhetando sem estudar antes, você vai acabar fazendo alguma caca e vai ficar com cara de idiota sem sequer saber o que aconteceu.
Por isso, gostei da ideia do Virtual Box aliada à sua de ler a documentação; pelo menos, ler o básico.
Eu recomendo, sempre, o Guia Foca (http://www.guiafoca.org/) como primeira documentação a ser lida. Ele dá uma visão geral sobre o que é uma distribuição GNU/Linux, e foca nos elementos em comum que existem entre elas. Depois, escolha uma distro (e não vá nesse papo de "a mais fácil" ou "a mais usada" porque esses dois critérios vão te levar a uma escolha ruim) e leia a documentação dela. Como você já tem uma experiência com programação e tal, eu recomendo o Fedora – mas isso não está escrito em pedra! Leia sobre as principais distros, veja alguma que você se identifique com a filosofia dela e leia a documentação dela.
Além de documentação escrita, você recomenda algum vídeo do Youtube ou coisa do tipo? Vídeo aulas são, geralmente, mais superficiais, nos levando a economizar tempo em caso de iniciantes.
Mensagem do dia: Satã representa conhecimento sem limites e não auto-ilusão hipócrita.
Satã representa tudo que não presta nesta vida.
Deus te ilumine no caminho certo.