Bruuh
(usa Arch Linux)
Enviado em 26/12/2021 - 15:10h
MaruanKC escreveu:
Olá! Sou novo no Linux, mais ou menos, já usei antes, cerca de 10 anos atrás, uma versão do Ubuntu que não lembro mais qual era, mas esta é a primeira vez que decidi instalá-lo sozinho, em uma tentativa de reviver um laptop antigo, no caso um da Samsung, e instalei o Ubuntu 20.04.
Porém, eu não sou muito inteligente para computadores, então estou tendo algumas dificuldades, estou conseguindo me virar por enquanto, porém tenho algo em minha mente que não consigo encontrar em lugar nenhum, é sobre a BIOS, mais especificamente sobre o processo que fiz para instalar o Ubuntu 20.04 com meu Pen Drive USB.
Eu fui para a aba Advanced na BIOS e alterei Fast BIOS de Enabled para Disabled e UBS S3 Wake-up de Disabled para Enabled.
Na guia Boot, mudei Secure Boot de Enabled para Disabled e, em seguida, OS Mode Selection de UEFI OS para CSM OS.
Na ordem de prioridade de boot mudei e coloquei o USB HDD no 1º lugar, quando era o 6º, a ordem acabou sendo:
1. USB HDD
2. Windows Boot Manager
3. SATA HDD
4. SATA CD
5. USB CD
6. USB FDD
7. Network
Agora, o laptop está inicializando perfeitamente e estou gostando do Ubuntu, mas me pergunto se devo ir na BIOS e alterar alguma dessas configurações de volta aos padrões anteriores. Uma coisa em que estive pensando, se eu colocar o Gerenciador de inicialização do Windows na primeira posição novamente, isso significa que ele tentará inicializar o Windows? Que opções devo colocar de volta como eram e quais são melhores como estão agora?
Qualquer ajuda será muito apreciada, e desde já agradeço a todos.
Bora do início:
Fast bios é, como o próprio nome já diz, o modo pra fazer o boot mais rápido, ele deve eliminar completamente os testes que a placa mãe faz em seus componentes (HD/Mem/Proc) e bootar direto o SO sem checar a consistência de Hardware. Ou seja, pendrives bootáveis não vão surtir efeito com ele no Enabled, pq todas as mídias removíveis só vão ser reconhecidas quando o sistema iniciar.
Já o secure boot é um modo de segurança que vai, teoricamente, proteger teu computador contra possíveis ameaças. Por exemplo, se ele estiver no enabled, e tu plugar um USB bootável com windows pirateado, simplesmente não vai dar boot nesse windows pirateado, e é provável que apareça uma tela com a mensagem "Secure boot enabled, disable to boot the USB" ou algo assim
Já a ordem de prioridade de boot, tu pode deixar assim mesmo. A única coisa com a qual tu tem que se preocupar, é em não iniciar o pc com um usb bootável plugado, pq como ele está em primeiro lugar, vai bootar primeiro.
E quanto ao windows boot manager, eu sinceramente não sei. Mas acredito que ele foi desabilitado pelo próprio sistema do grub (Grub é o gerenciador de multi-boot padrão da maioria das distros, incluindo o ubuntu), já que mesmo estando acima do hd na ordem de prioridade, o que inicia é o grub, e não o gerenciador do windows.
"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido."