emmanuel_neo
(usa Debian)
Enviado em 20/06/2016 - 20:50h
Vamos lá!
mas a questão é o seguinte, você quer salvar arquivos na partição do debian, ou pretente que os arquivos pessoais do debian sejam acessiveis também no Windows ?
Não, pretendo colocar dois sistemas operacionais que acessem o "depósito de arquivos". Não quero deixar arquivos salvos em nenhuma das partições de sistema operacional.
==> 125gb - Windows (não iria mexer no windows)
==> 50gb - Debian
==> 575gb - Dados (Uma partição em NTFS, assim da para salvar todos os seus dados ali, estando acessiveis ao windows e ao gnu/linux)
Achei interessantee!!! Mas não seria pouco 50gb pro Debian?
- Quanto espaço seu Windows ocupa atualmente na partição dele? Uma partição com o dobro do espaço que ele ocupa atualmente estaria de bom tamanho.
Atualmente a partição do Janelas é de 476gb e a partição Ubuntu tem 253gb. Se pudesse "trocar" poderia ser interessante rs, mas se for pra isso varrer logo tudo e reinstalar do zero seria mais interessante.
- 1GB (ou 2GB) estaria ótimo para o swap. Swap é um quebra galho, uma emergência, o disco é muito mais lento que a memória ram.
Yeap. Não tinha citado o SWAP, mas está na soma que pensava pra o Debian =)
- O que sobrar fica para os dados. Sistemas operacionais e programas a gente instala, desinstala, troca, mas dados não se pode perder assim. Na partição de dados (se grande) tambem podemos guardar uma "imagem" das partições dos sistemas, se elas forem "pequenas", é claro (e até do swap tambem). Restaurar uma partição da qual guardamos uma imagem é tarefa para +- 10 minutos, instalar novamente sistemas e programas demora muito mais.
PERFEITA DICA =) Verdadíssima!
Antes de sair destruindo a partição Windows eu tentaria redimensioná-la, se der certo, poupa-se tempo, não precisaria reinstalar o Windows.
Pois é... Pelo jeito que as partições aqui estão e tal, eu acho que prefiro redimensionar tudo brutalmente mesmo, até porque a instalação do Janelas tá bem caidinha, seria reinstalar ele de novo.
- Formataria a partição de dados em fat32C. Porque? Porque qualquer sistema (desde que não seja pré windows 95B) é capaz de acessá-la, qualquer utilitário de disco é capaz de consertá-la, pode ser redimensionada, reposicionada no disco com risco mínimo de perda ou corrupção de dados, pode ter até 8 TB de tamanho.
E porque não NTSF? Também não seria acessível nesse jogo entre as duas partições com sistemas diferentes?
- Instalaria o gerenciador de inicialização na mesma partição do Linux e não no disco. Se deletarmos a partição o gerenciador vai embora com ela e aí é só ativar a partição onde está o outro sistema que ele dará boot. Quando criamos uma imagem da partição, criamos junto uma imagem do gerenciador. Se restauramos a partição a partir da imagem, restauramos junto o gerenciador.
Beleza!! =)
emmanuel_neo