lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 06/08/2015 - 11:13h
Na verdade, a grande diferença entre dnf e yum é a migração de Python 2.x para Python 3.x. O Python 3.x se tornou o padrão a partir do Fedora 22, e não seria produtivo para o sistema manter-se no yum, um gerenciador de dependências legado da quase defunta Yellow Dog - ainda que seja o melhor gerenciador de dependências que eu conheço ao lado do zypper do openSUSE.
O dnf (DaNdiFied yum) é mais lento que o yum (coisa que gerou para ele o apelido de Duke Nukem Forever), provavelmente por conta do algoritmo mais complexo (ainda que mais preciso) da libsolv. Outra possível razão da lentidão foi a adoção dos Copr, os PPAs do Fedora: os .repo dos Copr são armazenados (até onde eu entendi) como arquivos binários em algum lugar, enquanto o dnf ainda lê o /etc/yum.repos.d/, causando complexidade extra (e consequente lentidão) no sistema.
Já o Snappy foi modelado a partir dos .msi da MS: instala-se o programa e as libs que ele usará. Ou seja, você terá a libX instalada n vezes e em diferentes versões, uma vez em cada diretório de cada programa que a usar. Sistema inchado, pesado e possivelmente cheio de bugs e conflitos. Ou seja: conseguiram algo para PIORAR o Ubuntu, coisa que eu considerava impossível...
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta