distromaialinux
(usa Debian)
Enviado em 03/10/2022 - 10:53h
Olá, meu nome é Luiz Eduardo e tentarei te ajudar.
A instalação é feita exatamente da mesma forma como se faria no Windows. A questão é que você precisa estar com o segundo disco ou partição habilitada e formatada corretamente para que seu linux reconheça-o e assim, você conseguirá instalar numa boa qualquer coisa. Abra o terminal e digite lsblk ou fdisk -l para listar seus discos e partições. Eu prefiro usar sempre o primeiro comando porquê pra mim é mais visível o que está acontecendo ali.
Observação 1: O disco HD sata principal sempre terá a seguinte nomenclatura: /dev/sda suas partições serão sempre assim /dev/sda1, /dev/sda2 e daí por diante.
Observação 2: O disco HD sata secundário sempre terá a seguinte nomenclatura: /dev/sdb ou /dev/sdc suas partições serão sempre assim /dev/sdb1, /dev/sdb2 e daí por diante.
Observação 3: Caso o HD Secundário não esteja montado, você verá tanto graficamente quanto pelo terminal. Se o HD Secundário estiver apenas assim: /dev/sdb sem a sua partição /dev/sdb1, siginifica que seu hd não está montado no seu sistema mas ele existe. Caso não apareça nem o /dev/sdb sozinho na listagem de discos, então seu hd não foi nem reconhecido pelo seu sistema.
Observação Final:
Lembre-se de que após a instalação do programa no disco secundário, o executável do programa precisa ter um link simbólico(atalho) dentro de um desses caminhos: /bin, /usr/bin, /usr/local/bin para o programa pegar em todo o sistema. Lembre-se também que os diretórios dos executáveis ficam sempre no primeiro hd por padrão.
Caso você não queira criar um atalho, você pode adicionar o caminho da pasta bin do seu programa na variável de ambiente $PATH. Exemplo: export PATH=$PATH:/caminho_da_pasta_do_programa/bin
Para que o disco secundário seja mapeado e montado automaticamente toda vez que você iniciar o seu sistema, você precisa inserir o caminho do seu disco no arquivo /etc/fstab.
Beleza, espero ter ajudado! e boa instalação!