pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 06/05/2009 - 20:36h
1) Meu modelo é o A-110, com tela de 8.9" (de excelente qualidade, como vc mesmo disse), 1 GB de RAM e teclado em pt_BR.
2) Não conheço modelos de outras marcas, mas já deu para verificar que a tendência do mercado de netbooks é "acabar com os netbooks". Explicando: os fabricantes vão aumentar as telas (a Acer lançou o de 10.1" e vai lançar o de 11.6"), colocar processadores mais musculosos (e o tempo de duração da bateria? e o peso, por conta de uma bateria mais parruda?) e até drive óptico e, por conta disso, os netbooks vão virar notebooks.
3) Sim, é possível pelos repositórios do Fedora 8, mas tem um porém: como a Linpus mexeu muito na interface, alguns pacotes do Fedora geram conflitos insolúveis para o Yum.
4) Quanto ao Kernel, sei que é da série 2.6.1x e responderei com mais detalhes depois, pois não estou em casa agora (e estou sem o meu ONE).
5) Em princípio, vc pode rodar qualquer distro nele, mas vai precisar ajustar o suporte ao hardware. Aí é que "a coisa pega".
6) Nunca rodei o Eclipse.
Bom, uma coisa precisa ficar claro para quem quer um netbook. Eles não são máquinas de uso geral. Quem os compra deve ter em mente que são projetados basicamente para navegar na Internet em qualquer lugar (portabilidade máxima) e possibilitarem a produção e exibição de trabalhos simples, como textos/e-mail, planilhas e apresentações leves e simples. O que exige "poder de fogo" ou foge da alçada dos netbooks (simplesmente não roda), ou irrita o usuário (roda devagar).