Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 28/06/2008 - 16:15h
Em um micro moderno, com bastante memória e recursos atuais, não há dificuldade praticamente nenhuma para instalar uma distro da GNU/Linux.
O grande impecilho nos micros mais defasados é a pequena quantidade de memória (no seu caso apenas 32mb), que é insuficiente para a maioria das distros chamadas indevidamente de "pequenas".
A título de comparação, o Windows 98 roda "gemendo" nessas máquinas.
Muitas distros anunciam poder trabalhar com 486 a partir de 16mb RAM mas a coisa não é EXATAMENTE assim. Elas "funcionam" mas não "trabalham".
Algo como instalar o Windows XP em um K6 com 64mb RAM.
Nunca se deve pensar em algo que "funciona" e "a partir de", sem considerarmos pelo menos o dobro dos requerimentos mínimos.
Portanto é difícil dizer para você qual é a "melhor" distribuição, pois isso depende de uma série de fatores.
Você mesmo terá de tomar sua decisão, a partir do momento em que encontrar uma distro que atenda ao que você realmente quer.
Entre as distribuições GNU/Linux, sempre haverá uma que seja mais agradável ou funcional neste ou naquele aspectos.
Existem quatro caminhos iniciais a escolher, se você pretende continuar com 32mb RAM:
1- Se você quer uma instalação rápida e mais ou menos descomplicada, use o DLS (Damn Small Linux).
Você apenas terá de saber como fazer uma partição Linux. O resto será bem facilitado.
Observe que outras distros são fisicamente pequenas (ocupam pouco espaço no HD) porém exigem maior quantidade de RAM, tendendo para os 128mb.
Já existe um projeto para "aportuguesar" essa distro. Faça uma pesquisa aqui no site por "Damn Small Linux".
2- Se você não se importa de arregaçar as mangas e ter algum trabalho extra - e sobretudo se gosta de aprender coisas novas - poderá optar pelo Kurumin 2.21 e fazer uso das chamadas "cheatcodes" que são configurações especiais para que o "Kuruma" funcione em micros mais modestos.
3- O Carlos Morimoto publicou no site do Clube do Hardware um tutorial para instalar a Slackware de uma forma bem enxuta em um Pentium 133 com 32mb RAM.
4- E se você não se importar em vencer desafios, tem o Basic Linux que é uma distribuição bem pequena em tudo (cabe em dois disquetes), sendo objetiva, extremamente rápida, que consome pouquíssima memória e é adaptável ao hardware.
Funciona muito bem a partir de 16mb RAM (estou falando de Pentium II) e seu consumo de recursos é tão baixo que não necessita de swap.
Porém o processo de instalação é mais complexo do que instalar um Kurumin.
Estamos preparando tutoriais para essa distro.
Nesse caso estamos puxando a brasa para a nossa própria sardinha, já que somos colaboradores do projeto.
Faça uma pesquisa sobre "Basic Linux" neste site.
Boa sorte!