joadiv
(usa Debian)
Enviado em 04/02/2008 - 18:07h
Caros amigos.
Peço desculpas pela demora.
Ando muito ocupado, executando alguns acabamentos. Suas sugestões serão levadas em consideração.
Quando decidi desenvolver Livre S.O. deparei-me com a dura realidade de que um sistema operacional nunca fica suficientemente pronto. Queremos sempre melhorar alguma coisa. Por fim, muitas das vezes, somos obrigados a nos contentar com as nossas limitações. Em razão disso, em um determinado momento decidi que Livre S.O. estava suficientemente pronto para ser colocado a prova.
A idéia de criar uma nova distribuição surge da vontade - que diga-se de passagem não deve ser só minha -, de criar um S.O. nacional que tenha chances reais de se tornar uma marca relevante no cenário nacional e quiça, internacional.
Sei que existem muitas pessoas neste país capazes de executar tal empreitada entretanto, para que isso ocorresse, seria necessário alguém iniciar um projeto. Foi isso que eu fiz.
Para iniciar este projeto levei em consideração alguns fatores:
a - não poderia ser uma distribuição em live-CD. Entre as maiores distribuições mundiais não há nenhuma que se baseia neste projeto. Não se trata de uma crítica a qualquer distribuição que seja, trata-se apenas de uma consideração pessoal;
b - não poderia ser uma distribuição neta. Se assim o fizesse não teria uma base sólida para trabalhar. E principalmente;
c - deveria ser fácil de utilizar. Essa deve ser a premissa de qualquer distribuição livre. Ora vivemos em um país onde grande parte da população possuí parcos recursos. É público e notório que existem milhões de brasileiros utilizando softwares piratas, por não possuirem meios para comprar um licenciado e não terem condições de usar um sistema livre, simplesmente porque não têem conhecimento técnico para isso. Quem conhece sabe que para utilizar qualquer distribuição GNU/Linux é preciso ter um mínimo conhecimento técnico. É aí que a idéia de democratizar estes softwares cai por terra. As licenças se tornam menos restritivas que o conhecimento necessário para utilizar, em sua plenitude ,sistemas Linux.
Em razão disso, por ser a distribuição que considero a mais democrática, resolvi utilizar Debian Stable como base desse novo sistema. É uma das 5 grandes distribuições, é sólida e não se baseia em live-CDs.
Todo os nossos esforços, de agora em diante, estarão voltados em facilitar, ao máximo, a utilização deste sistema por todos o brasileiros.
Ambicioso?
Claro, devemos ser.
Conto com a ajuda e compreensão de vocês.
Obrigado!
Boa tarde !
Boa sorte para todos nós!
João Divino Dorneles Júnior.