fpc
(usa CentOS)
Enviado em 11/05/2012 - 08:45h
Segue uma opinião aos colegas:
Uso Linux há muito tempo, desde 1988, usei Solaris, HP-UX, depois diversas distros Linux. O que venho utilizando nos últimos anos é OpenSuse + KDE.
Quando me falaram de Ubuntu, eu torci o nariz. Até que experimentei a versão 11.4 num notebook, com Unit. Achei ótimo!
Hoje estou matando o Suse do meu desktop e vou trocar pelo Ubuntu+Unit . Para servidores, ainda prossigo uso o OpenSuse, porquejá tenho um parque de servidores com Suse, assim não compensa mudar, afinal a interface e facilidades não importam nos servidores.
No meu desktop eu tinha um Suse 11.4 e como minha rede possui um AD, eu usava a conexão com AD. Fiz update para a versão 12.1 e isso simplesmente parou de funcionar, apliquei patchs, pesquisei e nada. Isso me cansa, ma faz perder tempo e não tenho tempo para arrumar coisa que já estava funcionando. Parrce que no Suse é sempre assim, dá até medo fazer um update de versão, sempre enrosca em algo. No Ubuntu, tudo funciona liso.
Alguns dizem que o Ubuntu é melhor para iniciantes porque é mais simples. Na verdade ele é melhor para iniciantes porque tem interface bem melhor e funciona redondo na hora de instalar ou fazer um update. De modo que é melhor para iniciantes e avançados, afinal ambos são linux com praticamente as mesmas funcionalidades. O usuário avançado que conhece linux, usa bem o linux em qualquer distro. O que dá diferença é a interface e possíveis facilidades. O Suse tem o Yast, mas o Ubuntu tem um gerenciador de programas que dá de dez a zero no gerenciador de programas do Yast.
O Unit é ḿuito legal, não tem intenção de imitar o Windows. No inicio você estranha, mas se quise rpode usar o Gnome, é só selecionar no login. O KDE é mais bonito? Onde?