Pergunta Intrigante!!!! [RESOLVIDO]

1. Pergunta Intrigante!!!! [RESOLVIDO]

Israel Simao
o quimico

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/08/2008 - 18:52h

Depois de tanto tempo consegui retornar ao Vol novamente,e venho aqui deixar minhas duvidas em buscas de respostas,pessoal como o Linux funciona sem ter aquela coisa nojenta que o Windows tem chamado "Registro",pois bem sabemos que no Windows (Sistema do Mal)com o tempo fica com o registro fragmentado e vira aquela meleca,e só na formatação mesmo pra consertar,e o Linux me deixou intrigado com isso,como funciona o "Registro" do Linux,isso se ele usa um!!!! Obrigado pelas respostas!!!


  


2. MELHOR RESPOSTA

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/08/2008 - 10:53h

Bem intrigante mesmo: Já escrevi um artigo sobre isso. Porque o windows é fragil.
Em suma:Todo sistema operacional vai guardar a configuração em algum lugar, só que em locais diferentes e acessado por programas e usuários diferentes.
No linux o sistema central é preservado. O kernel da suporte aos drivers ou módulos são compilados com o fonte do kernel, ou o programa já traz os módulos apropriados. Grosseiramente, não se
escreve na configuração no nível do kernel.

O problema so Windows é que o kernel pouco suporta e todo mundo se arvora de escrever na configuração: Drivers, DLL, sistema, programas ao serem instalados, etc. Cada um escreve a meleca que quiser, até porque para instalar o cara tem que ser root (administrador).
A MS anda separando a coisa em secções para ver se diminui a bagunça. O caso é que os drivers vem de fabricantes, nem sempre homologados pels MS.
Os virus e spy wares não pedem licença e se instalam sem permissão mesmo.
Com o tempo o tal do registro vira uma lata de lixo.

Para evitar isso as empressas criaram o "Windows porta de cadeia", trancando tudo. Melhora bem, fica inflexível, enfim uma solução motivada pelo desespero. (O desespero é péssimo conselheiro).
Muito grosseiramente a diferença é essa.

3. Re: Pergunta Intrigante!!!! [RESOLVIDO]

Genesco Sousa
gesousa

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/08/2008 - 19:07h

O registro do windows nada mais é que um conjunto de informações do programas e do sistema, e o linux tambem possui algo parecido, só que no caso do linux ele é modular, ou seja a maioria dos programas em vez de adicionar as informações de configurações em um resgitro unico cria o seu proprio arquivo de configuração, a pasta etc do sistema linux vc pode ver varios arquivos que servem a este proposito os propios serviços do linux init upstart funciona de forma parecida ao resgitro do windows, o gnome-conf e outro bom exemplo de um registro unificado igual o registro do windows, quando ao defragamento isso não é muito problematico no linux pois o seu modelo modular não faz com que arquivos de registro sejam grandes para ser lidos. Agora os programas de vez em quando deixam as pastas ./programas de configurações na pasta /usuario, é bom de vez em quando está apagando manualmente estas pasta quando você desistala o programa e deixa esta pasta para traz por causa do espaço perdido.


4. Re: Pergunta Intrigante!!!! [RESOLVIDO]

eu
cdvdt

(usa Ubuntu)

Enviado em 11/08/2008 - 19:10h

No linux os arquivos de configuração costumam ficar no /etc em arquivos texto legíveis


5. Re: Pergunta Intrigante!!!! [RESOLVIDO]

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 11/08/2008 - 19:21h

Talvez seja pelo linux usar esquema de linha de comando, por exemplo, quando se instala um programa no windows, ele armazena no registro para poder ter acesso, e quando se remove ele continua no registro, no linux como não tem registro, o programa instaladdo segue a sua propria árvore, e é acessado por linha de comando, por esse motivo o mesmo pode ser modificado, de acordo com a necessidade programador sem afetar o resto,e se quiser deletar so apagar a sua árvore arquivos.
Não considere essa respota como uma resposta técnica, já que sou um usuario normal, talvez venha respostas mais tecnicas por ai,pois, tb espero mais esclarecimentos, mais gostei do topico.Valeu!


6. ae

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 11/08/2008 - 19:25h

o registro do windows no inicio era uma boa idéia pois era uma forma de padronizar o armazenamento de configurações dos programas (coisa que na epoca do DOS / Windows 3.1 e anteriores) praticamente não existia e os programas funcionavam meio que nem o linux, cada um com sua configuração e diversos padrões para os que conversavam entre si.
Porém a criação do registro trouxe estes problemas, devido a programas lotarem o registro de porcaria e não limparem na sua remoção, fora a fragmentação do mesmo.
Só que hoje tem tanto programa pra windows (praticamente todos) que usam o registro que é impossivel viver sem ele.
O que era bom no começo acabou se tornando uma dor de cabeça.
A ideia do registro até que é interessante, mas no final das contas a conclusão é que NÃO FUNCIONA e PONTO!
Se você pegar um windows, instalar 10 programas e nunca mais instalar nada nem remover nada, o registro provavelmente ficará bonitinho sem problemas. No linux o problema é apenas de consumo de disco, não causando perda de desempenho do sistema, vulgo algumas excessões que centralizam configurações e podem também trazer problemas de desempenho.


7. Re: Pergunta Intrigante!!!! [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 12/08/2008 - 11:27h

Até o Windows 98 existia um produto gratuito desenvolvido por uma equipe dentro da própria Microsoft e que - bem ou mal - removia MUITO do lixo deixado no registro. Trata-se do RegClean.

Esse utilitário (que ainda uso até hoje quando uso windows 98) remove as entradas de registro falsas.

Ele cria um backup e caso tenha cometido algum erro, pode-se (teoricamente) recuperá-lo.

Porém nas minhas experiências, jamais consegui fazer essa recuperação com sucesso, em tempo algum.

Concluo então que esse backup simplesmente não funciona.
A Microsoft realmente não dá garantia alguma sobre o produto.

Às vezes ocorre de não instalarmos nada, e mesmo assim o RegClean consegue detectar uma ou mais entradas incorretas.
Como nunca dá erro em decorrência disso, acho que o utilitário cumpre sua função.

Mas se examinarmos o registro manualmente, poderemos fazer a exumação dos ossos de muitíssimos programas que já foram desinstalados há muito tempo e que, apesar do RegClean, ainda continuam ocupado espaço.
Um bom espaço, por sinal, e que poderia estar sendo utilizado em coisas mais proveitosas.

É, com o tempo o registro do windows tende a se transformar em um grande cemitério, com a maioria das ossadas empilhada no portão principal.

Não é que eu esteja fúnebre hoje.
É que não dá para comparar o registro com outra coisa que não seja cemitério ou lixão.

Para melhorar, quem sabe, um "junk yard"?







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts