RLFontan
(usa elementary OS)
Enviado em 06/07/2017 - 18:05h
johnpaul1 escreveu:
Estável me disseram que só o Debian e o resto é tudo instável. Mas também nunca testei pra ter certeza. Quanto ao quesito segurança e personalizável foram os que mais me chamaram a atenção! O Windows 10 fica atualizando a todo momento e gastando minha banda, tenho internet limitada e não tem como bloquear ele de atualizar, e todos esses problemas com vírus, insegurança, ransonwares me deixou preocupado em permanecer no Windows. Entende?
Não procede, o Debian é uma distribuição BASTANTE estável, está no hall das mais estáveis, talvez a mais estável, mais isso não quer dizer que outras distribuições não são estáveis. Exemplos de outras distribuições famosas por sua estabilidade são: Slackware e CentOS.
Agora entenda o seguinte, no mundo linux estabilidade tem um preço: uso de pacotes (digamos programas), mais antigos. Da mesma maneira existem distribuições mais instáveis como Arch Linux e Fedora que em compensação possuem pacotes bastante modernos, e relativamente estáveis pelo fato de serem modernos, mas nunca tão estáveis como em distribuições estáveis como Slackware, CentOS e Debian.
Nesse caso, vai a gosto de freguês, prefere estabilidade absurda? Vá de distribuições que focam estabilidade. Prefere modernidade do sistema? vá com distribuições com foco em modernidade, as chamadas bleeding-edge, mas se uns programas travarem por conta de um bug, ou algo não funcionar, você entenderá o preço de abandonar a filosofia da estabilidade, é tudo uma questão de sacrifício, o que você quer sacrificar? Seu entusiasmo por novos programas ou a estabilidade de sua estação de trabalho?
Dito isso você precisa entender o seguinte: algumas distribuições resolver buscar o
equilíbrio, um meio termo entre estabilidade e modernidade, uma delas foi o Ubuntu. Além disso o Ubuntu buscou a facilidade de uso, o que torna ele excelente para usuários iniciantes. O Ubuntu tem uma versão principal chamada LTS ( Long-term support), ou seja, suporte a longo prazo, essa versão do Ubuntu é a mais estável a qual e Canonical (empresa que promove o Ubuntu) lança a cada dois anos.
Existem outras versões de Ubuntu (como as não LTS), Debian (como o Testing e o SID), Slackware ( como o current), mas esses são detalhes que não convém te passar agora, para não encher você demais de informação.
Se quiser mais informações recomendo a série "Vários Sabores de Linux" do Toca do Tux no Youtube. Não é perfeito, mas é legal.
-
Demoro em que sentido?
Aprender a usar os ambiente gráficos, aprender a instalar programas, saber diferenciar projeto mais estáveis de menos estáveis e saber corrigir alguns bugs bobos caso ocorram.
Nunca usei a steam, kkkkkkkkk. Viu só como não sou hardcore?
Deveria usar, tanto no Linux como no Windows a Steam é excelente.
Segue link que mostra jogos Steam que rodam no linux:
http://store.steampowered.com/linux#p=0&tab=TopSellers
Dual-boot não costuma criar problemas na performance do HD? Eu sei particionar muito o HD, acredito que no linux não seja complicado.
Não sei se quero permanecer no Windows.
Rapaz, pelo que entendi depende de se você faz certo ou errado, direto eu vejo gente se queixando aqui. Não é a toa que preferi usar 2 HD'S... mas... a sua sede de conhecimento e disponibilidade de tempo e cabelos para arrancar com stress é que vão definir as escolhas que você vai fazer heeheheh.
Tem gente aqui que entende mais desse assunto, eles podem te ajudar. Um dia eu vou aprender a domar esse dual-boot.
Mas quanto a questão dos jogos, é algo geral ao linux ou apenas alguns SOs?
Os "SOs Linux" são as distribuições linux, que baseiam-se no kernel linux, todas sofrem o mesmo problema.