pintassilgo
(usa Linux Mint)
Enviado em 25/08/2015 - 00:00h
Meu primeiro post, prazer.
Inicialmente, minhas especificações básicas:
Processador: i5-2400
Placa de vídeo: GeForce 9800GT
Monitor: LG 25UM65
Baixei três distribuições para minhas primeiras experiências com Linux (dual boot com o Win 10): Ubuntu, LXLE e Mint.
Em todos os casos, ao tentar iniciar o sistema, ficava tela preta, sendo que a cada uns 8 segundos mais ou menos dava um "flash" muito rápido que mostrava o desktop, coisa de 1/10 de segundo. Impossível mexer.
Testei todas as opções do tal GRUB, mas nada funcionou, exceto uma opção de "compatibilidade" que tinha para o Mint. Só depois de instalar o driver da NVIDIA (nvidia-340 parece ser a versão apropriada para a minha placa) que passei a conseguir inicializar o sistema normalmente, sem precisar direcionar para esse modo de compatibilidade do GRUB. Com tudo atualizado, a resolução fica em 1920x1080, é o máximo que dá pra colocar (não fica esticado, há faixas pretas nas laterais da tela, uma vez que horizontalmente deveriam ser 2560px).
Em Configurações do Sistema > Hardware > Monitor(es), o monitor detectado é um tal "Goldstar Company Ltd 25" e, repetindo, Full-HD é a resolução máxima permitida.
Já em NVIDIA X Server Settings > X Server Display Configuration, aparentemente meu monitor é detectado corretamente, "LG Electronics LG Ultrawide", mas continua mostrando 1920x1080 como o máximo.
Já fucei na internet como tentar resolver, fiz os negócios do xrandr, editar o xorg.conf, mas nada funcionou.
Vi esta página:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xrandr/+bug/1357804
Que me faz suspeitar que não conseguirei de forma alguma ter um Linux com a resolução nativa do meu monitor, o que neste momento naturalmente seria um requisito básico para eu experimentar seriamente em substituição ao Windows. Isso é definitivo ou alguém poderia me ajudar e indicar uma forma de arrumar?
Obrigado.