Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 19/12/2013 - 02:05h
jhonyjhous escreveu:
posso mover a pasta do meu programa direto para /opt ou usr/local e jogar os comandos ./configure make make install ? ao invés de usar o prefix ?
Não. Se você fizer a instalação sem usar o --prefix, o programa será instalado na pasta padrão dele (que depende do programa e/ou da distribuição).
Daí para você encontrar a pasta padrão somente lendo o README e/ou o INSTAL antes de instalar.
Veja bem, o local onde você coloca a pasta do programa e executa os comandos ./configure, make, etc, NÃO é o local onde o programa será instalado. Pode até ser se você indicar no --prefix a mesma pasta, porém cada distribuição tem os seus arquivos de sistema e, às vezes, instalando um programa sem tomar esse cuidado, esse programa poderá interferir no sistema. Além disso, é uma questão de organização, de colocar as coisas nos lugares certos.
Cada distribuição tem o local certo para fazer a configuração (./configure) e a instalação (make e make install). No Debian é dentro de /usr/src. E o programa será instalado na pasta indicada no --prefix, ou caso não tenha essa indicação, ele será instalado dentro da pasta padrão que, como eu já falei, muda de acordo com o programa e/ou a distribuição Linux.
Daí você terá que procurar qual é essa pasta padrão. No Debian geralmente é dentro de /usr/local. Mas se no código do programa estiver indicando outra pasta padrão, é dentro dela que o programa será instalado. Daí você terá que ver qual é essa pasta lendo os arquivos README e/ou INSTALL ou outro arquivo correspondente.
A maioria dos programas sempre tem os arquivos README e/ou INSTALL.
Explicando melhor:
Vamos dizer que você coloque a pasta do programa dentro de /usr/src, entra na pasta do programa e executa os comandos ./configure, make, etc. Caso tenha a indicação --prefix depois de ./configure o programa será instalado na pasta indicada em --prefix, caso não tenha --prefix, o programa será instalado na pasta padrão dele.
Além disso, dependendo do programa, você terá que executar somente ./configure e make que o programa será instalado. Ou terá que executar somente make, etc.
Isso depende de cada programa. Para ter certeza sempre leia os arquivos README e/ou INSTALL antes de instalar.
Geralmente esses arquivos estão em Inglês, para traduzir utilize o Google Tradutor ou outra ferramenta de tradução à sua escolha.