clever-ton
(usa Debian)
Enviado em 15/12/2013 - 00:17h
Bom, nem sempre os programas são instalados pelo codigo fonte.
A primeira coisa a se ter em mente são as ferramentas das quais se dispõe para o fim que precisa.
Por exemplo, a alguns dias estava querendo instalar o steam aqui no meu Debian, ainda não consegui, diga-se de passagem.
Mais vamos ao passos.
1ª encontre o pacote que precisa, e o mantenedor do mesmo.
-Os mantenedores de pacotes geralemente tem páginas na net, aonda se pode obter informações uteis quanto as melhores maneiras de compilar e as opções disponíves, assim como o passo a passo.
-Pode variar um pouco de source para source, por isso é sempre bom esclarecer estas dúvidas
2ª Depois de baixar o pacote e extrai-lo haverá um arquivo README, basicamente é o que se encontra na página do mantenedor, é muito útil, e contem o cookbook para compilar o programa.
3ª Você precisará de programas para compilar estes programas, certifique-se de ter todos.
$sudo aptitude install make gcc g++ bzip2 gzip unzip
4ª haverá um script chamado ./configure este script ira averiguar o seu sistema e dirá se tem alguma dependência não satisfeita, e caso esteja tudo ok, ele ira gerar um arquivo chamado makefile
-é muito interessante, analisar as dependências de pacotes, e o Debian lida muito bem com isto.
-Você pode rodar um aptitude build-dep <<programa>> e ele irá instalar as dependências necessárias, más para isto pode ser necessário alterar alguma coisa na sua sources.list, mais não se preoculpe com isto agora.
*você pode rodar um ./configure --help para ver as opções que você pode passar ao script, e personalizar assim então o binário final. Principal vantagem de se instalar pelo source. Por isto é importante pesquisar antes de compilar.
5ª Após o ./configure ter todas as dependências satifeitas, e tiver gerado o makefile, instalaremos o programa, o makefile é bem organizado. E para instalar a partir dele, é simplesmente apenas rodar um
$sudo make install
ou simplesmente make
Quando for fazer isto, sempre veja todas as alterações em cada step feito, principalmente no makefile, para você conhecer a sua estrutura.
Lembrando que isto se aplica a Debian, considere como apenas uma referência, não como um gabarito, nem sempre as coisas funcionam assim. Esta é uma medida pouco utilizada em desktops Debian, pois é bem vasto o conteudo de pacotes.deb