gustavovalerio
(usa Debian)
Enviado em 14/04/2015 - 00:59h
bilufe escreveu:
O problema do KDE, na minha opinião, não é a distro. O problema é a falta de ferramentas práticas para instalar/remover softwares e evitar o uso do terminal (o Muon Discover é muito ruim), o atualizador do Muon é outra coisa ruim.
Porém, o OpenSuse e o OpenMandriva tem seus Centros de Controles muito bem feitos e que suprem a necessidade, só que já não são feitos para serem operados por leigos infelizmente.
Ou seja, falta no mundo do Linux uma distribuição realmente para leigos. O Ubuntu promete ser, mas não é, pois exige frequente uso do terminal para tarefas do cotidiano. Outras distribuições como o OpenSuse e o OpenMandriva praticamente dispensam o uso do terminal, porém o usuário precisa aprender sobre o sistema antes de usá-lo, visto que o nível de exigência para instalar softwares graficamente nestas distribuições é o mesmo que aprender o uso do terminal.
O KDE está rodando bem leve aqui, com consumo de 290 mb de RAM. Claro que Xfce e Lxde poderiam consumir menos, mas a pessoa que vai usar o computador usava Windows 7 nele e gosta de coisas que são bonitas aos olhos (e infelizmente os painéis do Xfce e Lxde são incrivelmente feios, e não tem jeito de fazê-los ficar bonitos).
Pois é, o LXDE/XFCE talvez seja para quem já está habituado ao uso do Linux ou quer ressuscitar um velho PC, no mais, prefiro o KDE, Unity ou Gnome3, pois reúnem o útil ao agradável: Beleza, facilidade e velocidade! (Óbvio que o KDE precisa de ajustes para isso)
Sobre o uso do terminal, acho indispensável aprender sobre ele.
No Win, nos familiarizamos com anti-vírus e "escanear", "Mover para quarentena", "[--] Não está respondendo"...
Creio que acostumar-se a usar o terminal é tarefa básica para quem quer realmente usar Linux!
Não há forma mais prática, fácil e que estimula o conhecimento do que aprender a usar o terminal. Os novos usuários devem aprender e se acostumar, pois o Linux não é Windows...
Um amigo um dia me disse: "Você sai do Windows, mas o Windows não sai de você!".
Ninguém é sábio o suficiente que não possa aprender,
nem ignorante o suficiente que não possa ensinar. -- Autor Desconhecido