Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 18/11/2008 - 22:45h
Se você usa wireless através do PCI bus ou ainda de um cartão PCMCIA (mesmo dos antigos) o Basic Linux funcionará.
Isso depende grandemente da memória disponível, no mínimo 128MB para resultados razoáveis.
Contudo, mesmo com uma boa quantidade de memória, não haverá suporte a USB nesses "linuxes" antigos, por causa da versão do kernel.
Para usar USB você deverá ter uma versão 2.6.x (qualquer que seja a distro) porque as anteriores simplesmente não funcionarão (porque não existia a tecnologia USB na época em que foram lançadas).
Para usar USB, portanto, esqueça-se de Puppy, DSL, Basic Linux e TODAS as distros minimalistas.
Blueflops tem um kernel atual mas faltam-lhe aplicativos (apenas não cabem nos disquetes), a não ser que você os instale posteriormente com muuuita paciência. Nesse caso seria melhor utilizar logo uma distro NÃO-MINIMALISTA ou seja, mais completa.
As restrições desse problema são terríveis, pois com um Pentium 100 você terá dificuldade de rodar até mesmo o Windows (o ideal nesse caso seria o 95 e não o 98, mas aí haveria problemas com Internet, e por aí vai.)
Não dá para fazer muito milagre. Para usar máquinas antigas, temos de abrir mão de alguns luxos (e de algumas necessidades também), porque as tecnologias vão-se sucedendo e sepultando as anteriores.
P.S. - Quanto às versões mais novas do DSL eu não sei responder, porque meus micros não ficaram "à vontade" com elas, e tive de baixar e instalar a versão 2.40 que finalmente roda bem.
DSL é uma boa distro, apenas peca por algumas deficiências com referência a multimídia e até mesmo no manuseio de disquetes, CD e DVDrom.