felixcorreia
(usa Debian)
Enviado em 28/11/2014 - 22:15h
Nenhuma idéia, gente???
Bom, eu descobri num faq no Lazarus em inglês uma dica que não vou reproduzir aqui porque não funcionou, mas dizia basicamente que o problema (que por acaso também ocorreu num Ubuntu), se devia aos arquivos de linguagem do sistema não estarem completos.
Realmente, eu fui buscar em configurações do sistema->Regiões e linguagem e tinha a informação que os arquivos para o português estavam incompletos.
* Reinstalei os arquivos de linguagem e daí testei o Lazarus: Nada, o mesmo problema.
* Reiniciei o computador e testei o Lazarus: Mesmo problema.
Daí tendo em vista que durante a minha busca para a solução encontrei muitas reclamações sobre o Ubuntu na versão mais nova - 14.10 ter muitos bugs (eu, pessoalmente, consegui ter por várias vezes travadas inexplicáveis que só podiam ser solucionadas com a reinicialização da máquina), e outras informações de que o Debian, apesar de mais "limpo" que o Ubuntu ser mais estável e mais rápido, resolvi radicalizar e partir para formatação do meu / e instalar o Debian.
Apesar de ter que instalar no muque o driver wireless e apanhar um pouco pra desenferrujar na linha de comando (o fato de deu programar em Clipper e Basic na época do DOS ajudou bastante) estou me adaptando bem ao Debian. Não é um sistema "extraterrestre" e devo dizer que é mais estável mesmo que o Ubuntu e bem mais rápido, pelo que notei até agora. Lógico que eu não instalei muita coisa, mas me sinto tão à vontade nele quanto no Ubuntu, e o principal:
Instalei o Lazarus e ele não apresenta aquele bendito erro que estava acontecendo.
Desta forma, deixo a única solução que encontrei para quem tiver o meu problema: Instale o Debian e seja feliz!!!