albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 12/07/2017 - 11:57h
Dúvidas:
1 - O sistema acusou que eu iria precisar de um driver proprietário no qual eu não tinha no momento e então decidi pegar a ISO no-free para resolver o problema (vou instalar hoje). A dúvida é, como instalar o driver proprietário? Preciso que ele tenha sido "convertido" pela comunidade para .deb e copilar? Onde posso estudar sobre copilação?
Que Linux, é Debian? a priori, nonfree já teria o driver mas.... sua placa de vídeo é um NVIDIA? se for, dá para usar com driver free e propt. o Livre se chama Nouveau... ambos. vc acha na central de programas, ou Synaptic, da distro. Geralmente não precisa compilar.
Se for uma placa de vídeo ATI... Nos xorgs e kerneis novos, não vai funcionar com driver proprietário, só com drivers livres Radeon e AMD GPU. Geralmente tb estão na Central de Programas da Distro
2 - Devido ao *buntu ter sido minha introdução, estou muito acostumado ao .deb. Entre os existentes, tem algum mais dinâmico e prático? ou estou falando besteira?
Opinião é bem pessoal.... eu prefiro os Gentoos e os RPM (uso Sabayon e openSUSE), mas entre os Debian, eu acho o Mint mais prático. Mas ainda estou testando o Brasileiro Emmi Linux, e gostei muito. Estável e rápido e tipo o Debian Stable.
3 - Como saber o que falta para minha máquina? Essa pergunta se deve a, durante esses meses testando e instalando distro, sempre tive problemas com aceleração gráfica e um jogo que gostaria de rodar em linux . Hoje, fazendo uma pesquisa totalmente diferente, descobri que a provável solução deste problema é a instalação/configuração do Xorg/X11. O problema é que descobri isso de forma totalmente aleatória.. como saber o que falta pesquisando no próprio sistema?
Só conhecendo hardware, não dá para ver no sistema instalado, mas fazer um arquivo /etc/X11/xorg.conf sempre ajuda. Que placa de vídeo vc tem?
4 - Apesar de ter definido Debian, ainda estou disposto a testar e mudar de distros, o que esta me impedindo de testar um Arch ou OpenSuse é o fato de ter acostumado com .Deb e os Apt-get da vida, como migrar de forma tranquila? ou não tem como?
Eu acho o Sabayon e o openSUSE tão fáceis quanto os Debian.... mas eu migrei dos Debian para os RPM, e logo em seguida, para o Sabayon a dez anos. A únca coisa diferente são os gerenciadores de pacotes, que são outros.
Resumo, não acho difícil migrar de um tipo ao outro... pq KDE é KDE e XFCE é XFCE. sempre telas parecidas.
Mas se gosta tanto de Debian, experimente openSUSE, OpenMandriva ou Mageia, só no live DVD, para ver se gosta. e pode sempre ter os dois, Debian e openSUSE, em duplo boot.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas:
Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.