Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 28/03/2008 - 20:24h
A verdade é que todos nós temos de andar com as barbas de molho.
Navegando no Windows 98 eu recebo cerca de 25 a 30 tentativas de invasão por sessão, conforme notificado pelo meu bom e fiel XoBobus (anti-trojan, quase um firewall) e guardado pelo AVG, que também quebra um galho enorme (afinal, não existe um só antivirus que seja PERFEITO).
Notem que são tentativas de invasões sérias (por "nuke" ou "flood") e umas poucas de sites que procuram apenas saber quem os está acessando, sem outras intenções.
No Windows XP eu NEM AO MENOS SEI se tem alguém querendo invadir meu PC.
Quando acorre alguma lerdeza, tem-se o impulso de achar "natural"...
Ao terminar cada sessão, eu apago metodicamente meus rastros de navegação e todos os arquivos temporários, e verifico se houve aumento considerável na ocupação do HD (isso funciona apenas raríssimas vezes, pois os códigos "malware" costumam ser pequenos).
Mesmo assim, de vez em quando encontro um ou outro arquivos que conseguiram um meio de furar o bloqueio e se instalar de alguma forma, geralmente lá em c:\Windows\System onde a quantidade de arquivos misteriosos é imensa e não dá para perceber um ou outro "estranhos no ninho".
São programas de fishing, bankers e outros malware, esperando a ocasião para se manifestarem.
No Linux PODE OCORRER exatamente a mesma coisa.
NÃO SEI se tem alguém me espionando ou não.
Não sei se existe algum processo malicioso infiltrado por terceiros e correndo paralelamente com as coisas normais do meu Linux.
Pode ser que no momento isso não seja uma realidade, mas à medida em que o Linux se torne popular, sempre vai haver aqueles que estarão buscando maneiras de atrapalhar a vida dos demais.
E uma vez descoberta a receita do bolo, certamente haverá centenas de leigos desocupados invadindo sistemas Linux pelo mundo afora, apenas pelo prazer de vencer nosso desafio atual.
Como invadir o Windows? Pode-se escolher: As inúmeras receitas de bolo já circulam no Orkut, no MSN e nos "cracker sites", onde se descreve claramente até como apagar de uma só vez todo o HD de algum incauto "amigo".
Sabe como é que conseguem eventualmente invadir o MEU micro? Derrubando o próprio XoBobus.
Já descobri como isso é possível, e é a coisa mais simples do mundo!
Utilizam-se (e pode ser que até mesmo desconheçam a parte técnica da coisa) das próprias características do XoBobus e de qualquer firewall que se preze e de suas regras sempre muito rígidas.
Portanto, segurança e cautela nunca são em demasia.