Caio65
(usa Outra)
Enviado em 09/03/2017 - 21:23h
bilufe escreveu:
Caio65 escreveu:
Estava feliz com meu macbook air, amor de três anos, mas certo dia a placa mãe foi pro saco, e a assistência queria cobrar o preço de um note novo para trocar a placa e dar só três meses de garantia.
Então resolvi que com esta grana compraria um DELL 13 7000, e teria um ano de garantia, se algo quebrasse não sairia tão caro.
Como vi algumas notícias sobre a DELL utilizar Ubuntu em seus notes, então optei por instalar o 16.10.
Logo em seguida comecei a instalar e desinstalar, por que queria o openoffice ao invés do libre, queria o chrome ao invés do firefox, e logo começou a bugar, e aparecer aquela informação de que o Ubuntu teve um erro inesperado, se eu queria enviar...
Chegou um momento que resolvi reinstalar o sistema todo do zero, e na nova tentativa não instalei ou desinstalei quase nada, mas pra minha surpresa os bugs voltaram.
Resolvi então instalar o Mint 18, e como sou gaúcho optei pelo MATE, instalei muita coisa, mas não o openoffice, mudei completamente os temas e utilizando o Compiz que é um veneno no Ubuntu, mas vem instalado no Mint, e tudo está perfeito.
O único problema é que quando rolo rapidamente uma página em qual quer navegador aparece uma linha horizontal (quase imperceptível) indicando que o driver gráfico não está perfeito, o que não acontece no Windows 10 (também instalado), ou no Ubuntu que instalei anteriormente.
Talvez o fato do Ubuntu estar ficando tão famoso a ponto de vir instalado num DELL e até seguindo algumas exigências da marca, deixou ele instável, mas a verdade é que me decepcionei com o Ubuntu.
Algumas considerações:
1. Compiz já vem instalado no Ubuntu, é o gerenciador de janelas do Unity.
2. Você teria a sua opção o Ubuntu Mate, o que além de ser um sabor oficial do Ubuntu.
3. Quem usa Linux Mint recebe atualizações depois dos usuários do Ubuntu, ou seja, enquanto um bug ou falha de segurança foi corrigida para os usuários do Ubuntu e seus sabores, o mesmo bug e a mesma falha vai continuar lá no Linux Mint até que o Clement diga que os usuários podem receber a atualização.
Não vou entrar nos méritos dos bugs, é evidente que o Unity do Ubuntu tem seus bugs com determinados hardwares (ainda que na, minha opinião, a interface mais bugada é a que é exclusivamente desenvolvida pelo Linux Mint, a Cinnamon).
Bom, usei o Ubuntu com Unity, e tive que instalar o Compiz usando o Gerenciador de aplicativos, cheguei a testar o MATE no Ubuntu, mas estava ficando pesado e chato.
O que me deixou mais chateado com o Ubuntu foi não reconhecer quando colocava o fone de ouvido, o som continuava funcionando nos fones do notebook.
Segui o artigo abaixo:
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Configurando-fone-de-ouvido-no-Ubuntu-1504
Funcionou, mas ao reiniciar o sistema voltou a dar problema, e o mais interessante que não aceitou mais o procedimento, e fiquei sem poder usar o fone de ouvido.
Sei que o Mint é originário do Ubuntu, mas até o momento está rodando leve, estável e funciona perfeitamente o fone de ouvido.
Faz tempo que não usava um linux, sou do tempo do Mandriva, perdi a manha até de usar o terminal, mas já me decidi ficar no Mint e talvez encostar um Debian no dual boot.