removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 16/06/2016 - 00:12h
niquelnausea escreveu:
De acordo com um texto publicado hoje pela Canonical, distros como Debian, Arch, Fedora, dentre outras, já suportam seus pacotes "snap", e poderão ser habilitado em distros como Opensuse, Centos e até o Gentoo (link da noticia
https://insights.ubuntu.com/2016/06/14/universal-snap-packages-launch-on-multiple-linux-distros/ ).
Ainda não testei, mas de acordo com alguns relatos que li, alguns pacotes podem ficar gigantes (na casa dos gb), além de apresentarem erros nas configurações visuais (temas, ícones, cores).
Opiniões contrarias ao snap?
Li no br-linux o pessoal falando sobre a integração de pacotes snap não ser 100%. Aqui preciso testar mais para ter uma opinião propria mais fundamentada, mas estou lidando com outras coisas por estes dias.
http://br-linux.org/2016/01/snap-canonical-anuncia-que-principais-distribuicoes-pretendem-aderir-ao-...
Embora um dos motivos para eu ter migrado para Linux a alguns anos, tenha sido justo gostar do gerenciamento de pacotes centralizado e sem duplicidade de componentes (Eu gosto do jeito que funciona hoje).
O snap pode acabar com o velho mimimi (Não sem alguma razão acredito), de que desenvolver e suportar algo para Linux é complicado. Que existem muitas distribuições e diferenças grandes mesmo entre versões do mesmo sistema, que o algo que funciona em uma versão, não roda em outra sem alterações e etc...
*Eu espero que as distribuições mantenham a base do sistema, e aquilo que eles pretendem suportar da forma atual/tradicional
-> Systemd, "unificou" a administração do sistema entre as distribuições, o snap *talvez* unifique a distribuição de software de terceiros (externo a distribuição) para Linux.
Quem sabe agora tenhamos toda sorte de softwares para ele, desde um autocad aos pequenos "ERP´s" e outros softwares para automação comercial.
------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42