meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 20/05/2011 - 14:54h
Existem várias distribuições (distros) Linux com aparência semelhante aos windows. A funcionalidade entretanto não será a mesma pois windows é windows e Linux é Linux.
Cada sistema tem suas particularidades. Um exemplo disto serão arquivos executáveis (em geral binários) baixados diretamente via Internet, já com propriedades de executável nos quais basta clicar para instalar. Isto que é totalmente comum nos sistemas windows, não é o padrão no Linux, onde a instalação de aplicativos é feita preferencialmente a partir dos repositórios (que são como depósitos de programas de cada distro). Para instalar, basta abrir o Gerenciador de pacotes ou Gerenciador de Aplicativos, logar como administrador (root), escolher os programas (aplicativos) desejados e comandar instalar.
Para aprender mais pelo menos sobre o básico, será conveniente ler o material disponível no link:
http://www.vivaolinux.com.br/linux/
Para não perder tempo instalando alguma distro e depois de experimentar decidir instalar outra por cima, a melhor solução será baixar pelo menos algumas alternativas de distro que permitam usar sem instalar (Modo LIVE) e experimenta-las sem instalar no seu HD. Com isto, apesar da performance ser algo inferior que quando instalado no HD, pelo menos vai te dar uma boa ideia dos aplicativos disponíveis, da aparência, etc.
Você então poderá escolher com conhecimento de causa aquela distro que você gosta mais.
Todo e qualquer conhecimento novo implica numa curva de aprendizado. Não se iluda, você não vai aprender o Linux por osmose. Vai ser preciso ler e usar para assimilar as diferenças. Pelo fato de estar disposto a usar, você já está no caminho certo, basta ter a paciência e entender que são sistemas diferentes e ler algum material.