rmnaufal
(usa Linux Mint)
Enviado em 29/02/2024 - 16:31h
Boa tarde a todos os usuários do Linux Mint.
Em 17 de Maio de 2010, eu fiz a gastança de comprar o Windows 7 e por isto, não investi muito em Hardware. Comprei uma mobo Asus M5A78 - M Plus para
um PC e no outro, uma A6VMX - Foxconn.
No PC mais novo, rodei por muitos anos o Windows 7 e aproveitei muito para acessar a internet e resolver muita coisa pela rede. Foi bom enquanto durou.
Mas, tal qual o Windows XP, para quem o aproveitou: pode fazer muita coisa em 2001.
Em paralelo ao investimento no Windows, resolvi comprar uma revista do Linux Debian 2.2 na banca do centro da cidade. Veio com o CD de instalação e muitas dicas.
Pena que naquela época, eu não tinha condições de comprar um computador: hoje, tenho dois, graças a Deus.
Então, acabei esquecendo num canto a revista e o CD, pois não tinha muito tempo nem meu próprio micro para testar: apesar de ter feito um curso de manutenção de micros.
Depois que comecei a trabalhar na concessionária de energia elétrica, tudo mudou para melhor, pois aproveitei o bom salário para investir num moderno curso de manutenção de computadores (mais atual que o anterior e com mais recursos audiovisuais).
Foi em 2006, que eu resolvi montar o meu próprio PC e usá-lo como cobaia para minhas experiências informáticas: um Pentium 4 da Intel, rodando um Windows XP que copiei o CD durante o curso, mas já tinha em mente, testar uma partição com Linux.
Tentei instalar o CD que veio com a velha revista do Linux Debian 2.2, mas o micro moderno para a época não aceitara este CD ROM.
Um colega de trabalho me aconselhou a comprar a revista do Ubuntu 10.04, por ser um sistema mais amigável e também por rodar direto do CD.
Então, testei-o no meu Pentium 4 e já comecei a experimentar os diversos pacotes contidos nesta edição. Agora, meu micro estava com três partições: uma para o Linux Ubuntu, outra para o Windows XP e uma terceira, para armazenar os drivers e os documentos. Nesta época, eu ainda usava um roteador ADSL2/2+, conectado à linha telefônica que era mais lento, mas não dava tanto problema de conexão como o Wi-fi (o download demorava mais, mas era concluído sem interrupções).
Trabalhei muito com o Windows 98 e XP na empresa, enquanto testei em casa o meu Pentium 4, rodando Linux e Windows ao mesmo tempo.
Recentemente, nos últimos dois anos, resolvi testar o Void Linux no PC Foxconn, só que agora: usando um adaptador USB 2.0 Wireless 802.IIN. Tive algumas dificuldades para acessar a internet, mas fui sanando minhas dúvidas aqui no Fórum do Viva o Linux. E fiquei usando este AsusM5A78L - M Plus para as atividades mais importantes e os sites mais acessados.
Hoje, estou usando só o Asus, porque a placa mãe Foxconn foi pra fita.
Aqui, também tenho três partições: uma para o Linux Ubuntu, outra para o aposentado Windows 7 e uma terceira para documentos.
O Top do momento é o Windows 11 Professional, mas desta vez: acho que não vou fazer outra gastança.
Vou ficar usando o Ubuntu de 2022 neste micro e quanto ao Foxconn, vou investir numa placa Asus que é bem mais estável por experiência própria e continuar usando o Linux Mint 21. Assim, sobra uma grana para investir num Laptop que já vem com o Windows 11 Home instalado. Daí, é só particionar o HD e instalar o Void Linux, enfim: vou ficar com três versões do Linux e uma do Windows. Se der na telha, compro ainda uma licença para instalar em um só micro o Windows 11 Pro (sai muito mais barato que comprar o DVD para instalar em vários micros).
Enfim, estou cansado da Microsoft, porque a licença mais barata só serve para 1 micro, enquanto o Linux é mais generoso e dispõe de suas distros na internet para download e a instalação é livre para quantos micros eu quiser. Só mesmo as grandes corporações têm condições de instalar Windows em vários micros!
Bom, agradeço mais uma vez aos membros que me ajudaram a instalar o Linux Mint e configurar o adaptador Wireless.
Atte: Maurício