Linux Marketshare. Só 3,37% usam Linux como desktop?

1. Linux Marketshare. Só 3,37% usam Linux como desktop?

Paulo
Pigarro

(usa Outra)

Enviado em 02/09/2017 - 23:11h

Sei não, esperava mais... Até o Mac, só 5,94%? Windows com 90,7%. Será que o Linux ainda vai crescer mais? Como não "existe uma empresa por trás no Linux (kernel)" pra alavancar como existe a Apple com o Mac e Microsoft com Windows. Será que o Linux irá crescer bem mais no futuro ou irá estagnar, assim como os outros sistemas? Afinal, muitos dizem que o desktop está acabando e tende a diminuir e ser substituído pelo mundo mobile, quer dizer, isso já está acontecendo... Muitos falam que o desktop será para um nicho bem específico.

https://www.netmarketshare.com/report.aspx?qprid=8&qptimeframe=M&qpsp=223&qpch=350&q...


  


2. Re: Linux Marketshare. Só 3,37% usam Linux como desktop?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 02/09/2017 - 23:26h

Pigarro escreveu:
Como não "existe uma empresa por trás no Linux (kernel)" pra alavancar como existe a Apple com o Mac e Microsoft com Windows.

Engano seu. Vá no kernel.org ou na linuxfoundation.org e veja a lista de empresas que praticamente mantêm o kernel.


Nem tudo que é ouro fulgura, nem todo vagante é vadio.
O velho que é forte perdura, raiz funda não sofre frio.
Das cinzas um fogo há de vir, das sombras a luz vai jorrar;
A espada há de, nova, luzir,
O sem corôa há de reinar



3. Re: Linux Marketshare. Só 3,37% usam Linux como desktop?

Fernando
phoemur

(usa Debian)

Enviado em 02/09/2017 - 23:30h

E olha que isto é o pico histórico...
Historicamente sempre foi bem menos...

Agora como servidor a história é outra.


4. Re: Linux Marketshare. Só 3,37% usam Linux como desktop?

Paulo
Pigarro

(usa Outra)

Enviado em 02/09/2017 - 23:32h

phoemur escreveu:

E olha que isto é o pico histórico...
Historicamente sempre foi bem menos...

Agora como servidor a história é outra.


Sim, neste ramo o uso do linux é bem alto. Mas me refiro apenas ao desktop.


5. Re: Linux Marketshare. Só 3,37% usam Linux como desktop?

Eduardo
73du4rd0

(usa Void Linux)

Enviado em 02/09/2017 - 23:37h

Não dúvido dos dados. Em relação as empresas que mantém o kernel linux, não existe um projeto que eu conheça que tenha apoio de tantas empresas como o mesmo, a questão dos usuários desktop é bem mais complexa que isso e na verdade se dá pelo fato na minha humilde opinião e não exclusivamente a isto, de que no desktop o linux ainda usa mais terminal que programas gráficos pra realizar algumas tarefas básicas, pra mim isso não faz a minima diferença, já que uso TWMs e aplicações na maioria não-gráficas, porém pro usuário leigo e comum ainda é uma barreira, além do suporte a games, programas proprietários famosos que não chegaram e talvez nunca cheguem. A comodidade também faz muita diferença, na qual 98%(dados aleatórios) dos computadores/notebooks vendidos vem com windows, e com licença já ativada, devido a acordos entre a microsoft e as empresas de hardware, qual o usuário comum que tende a formatar seu notebook, muitos não sabem nem que sistema operacional estão utilizando...
Isso que eu falei são algumas limitações, existem muitas outras...
E afinal isso não me importa mesmo, não muda muito minha experiência de usuário e continuarei usando linux enquanto me sentir a vontade.


6. Re: Linux Marketshare. Só 3,37% usam Linux como desktop?

Paulo
Pigarro

(usa Outra)

Enviado em 02/09/2017 - 23:39h

uruk escreveu:

Pigarro escreveu:
Como não "existe uma empresa por trás no Linux (kernel)" pra alavancar como existe a Apple com o Mac e Microsoft com Windows.

Engano seu. Vá no kernel.org ou na linuxfoundation.org e veja a lista de empresas que praticamente mantêm o kernel.


Nem tudo que é ouro fulgura, nem todo vagante é vadio.
O velho que é forte perdura, raiz funda não sofre frio.
Das cinzas um fogo há de vir, das sombras a luz vai jorrar;
A espada há de, nova, luzir,
O sem corôa há de reinar


Não sabia. Obrigado pela informação!
Mas o linux é em suma um "kernel" e não um Sistema Operacional pronto como um Windows ou Mac OS - então fica complicado se referir ao Linux como se fosse um SO. Muitas pessoas ainda acham que o Linux é um Windows ou Mac alternativo. A questão é que existem, tantas, mais tantas distribuições que usam esse kernel que não dá pra citar todas. Acho que só a Canonical e Red Hat que tem alguma "força" dentre as demais. Talvez o OpenSuse.
É que tipo, não há propagandas, quase não vem em computadores (e quando vem é aquelas distros podres e antigas). Não tem tanto reconhecimento. Pouco a pouco vejo algumas distros ganharem algum reconhecimento, como o Deepin. Mas não consigo ver um crescimento acelerado neste ramo de desktops.


7. Re: Linux Marketshare. Só 3,37% usam Linux como desktop?

Paulo
Pigarro

(usa Outra)

Enviado em 02/09/2017 - 23:46h

surak escreveu:

...minha humilde opinião e não exclusivamente a isto, de que no desktop o linux ainda usa mais terminal que programas gráficos pra realizar algumas tarefas básicas, pra mim isso não faz a minima diferença, já que uso TWMs e aplicações na maioria não-gráficas, porém pro usuário leigo e comum ainda é uma barreira, além do suporte a games, programas proprietários famosos que não chegaram e talvez nunca cheguem...


É verdade. Tocou num bom ponto, senão vários...
Já tive amigos que deixaram de usar Linux por causa de algum "driver" ou porque não tinha um jogo "x" específico, a pessoa se recusou a usar dual-boot só pra jogar apenas um jogo com Windows e fazer o resto no Linux e acabou por desistir.
Eu como não jogo tanto não vejo um grande problema, mas pra quem é gamer hardcore, daqueles que quer jogar tudo que é lançado pra PC... Realmente não tem como.
Wine, Playonlinux, Winetricks, Crossover são tudo gambiarras. Vejo milhares de reclamações de que programa/jogo X ou Y não funciona, ou que jogo trava, cai fps, etc...
Falta maior suporte a certos drivers, principalmente para quem tem computadores de última geração. Algumas distros ainda tem o problema como o uso em BIOS UEFI, exemplo: Lubuntu e Linux Lite (das que me lembro).
Muitas pessoas, principalmente aquelas que vem do Windows tem medo do terminal. Já vi gente falando que "Windows sem terminal (cmd) continua sendo Windows e Linux sem terminal não é Linux". Frases que até tem meias-verdades dependendo da distro, mas que, pra quem não conhece o mundo do Linux acha que tudo é a mesma coisa. Essas pessoas querem usar programas famosos, não querem trocar por uma opção open source (isso se houver), querem que tudo funcione a um clique, querem loja de aplicativos, querem tudo grátis, querem programas sempre gráficos e amigáveis... É complicado.



8. Re: Linux Marketshare. Só 3,37% usam Linux como desktop?

juliano ferreira
juliano-cuca

(usa Outra)

Enviado em 02/09/2017 - 23:57h

Desktop “computador que fica em cima da mesa” esta morrendo.

Quem antigamente usava um computador para ler email, rede sociais e imprimir, quando queima o pc ninguém compra novo. Prefere comprar um smartphone que faz quase tudo.

As empresas estão dando preferencia em contratar um servidor na nuvem do que ter um computador e ter que contratar um Sysadmim para fazer manutenção. Assim não precisa arcar com custos de TI..

Mas olhando para outro lado os smartphones Android , Java e roteadores utiliza o kernel Linux.

Só lembrando que Android, Ubuntu Debian, Mint, Slakware e Manjarola não são Linux. São Sistemas Gnu.
Linux é o Kernel motor deles.



9. Re: Linux Marketshare. Só 3,37% usam Linux como desktop?

skjdeecedcnfncvnrfcnrncjvnjrnfvjcnjrjvcjrvcj
Londreslondres

(usa Parabola)

Enviado em 03/09/2017 - 10:04h

O Linux só vai crescer no ramo dos desktops quando melhorar sua facilidade. O usuário leigo não tem a obrigação de usar o terminal. O que os leigos querem é que com apenas poucos cliques no mouse consigam fazer as coisas.


10. Re: Linux Marketshare. Só 3,37% usam Linux como desktop?

Matt William Neis
Matty

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/09/2017 - 06:23h

Cara, já é um grande salto, não menospreze os números! Antes o Linux não era nem 1%. De 3,37 para 5,94 é pouca coisa. Se os desenvolvedores fazem tantos aplicativos para a Apple e ela é só 5,9 % do mercado e o Linux está chegando perto disso, logo logo o Linux vai ficar mais notado na mídia. Como disseram acima, o Linux já é a plataforma mais utilizada, porém a nível de desktops não.

É engraçado que você falou sobre isso e pouco tempo depois acho isto no meu feed do Linux:
http://www.diolinux.com.br/2017/09/utilizacao-de-linux-nos-desktops-cresce-2017.html

Coincidência ou não?


11. Re: Linux Marketshare. Só 3,37% usam Linux como desktop?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 04/09/2017 - 11:03h

Bem, o interessante e que houve um crescimento e isso e bem importante mostra que há avanços outro ponto e que os dados utilizado na estatística e que ele não tem 100% de precisão.

Carlos Filho

http://opensusebr.blogspot.com.br/



12. Re: Linux Marketshare. Só 3,37% usam Linux como desktop?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 04/09/2017 - 20:41h

atualmente, o Brasil tem uns 3%.... chegou a uns 5-10% antes do android... Mas tem Países onde não passa de 1%.....

Windows? 90%... mas chegou a ser 95-99% de todos os computadores do Mundo.... O Desktop é que está estagnando, exceto para Gamers e Overclockers, que usam Windows....

Mas.... Não acho que o Linux irá crescer muito mais... na realidade, até Windows 10.... perto do 7, do 8..... bem pouca gente usa.

Na realidade, minha opinião pessoal.... o Desktop diminue (vai mesmo para um nicho específico), e junto do Desktop, caem todos os SOs para ele, inclusive Windows!

Desktop? no futuro, vai ficar para gente! Linuxers, Nerds, Gamers e Overclockers... usuário comum, práticamente só usa Internet no Android e para texto, escritório, os tablets e os Notebooks....

Para mim? Nada como um velho e bom Desktop.... forte e com muita capacidade de processamento...

O que cresce agora? Android, muito Android.... nas Smartphones e nas SmartTVs.

resumo, opinião pessoal... Só Android aumenta, mas afinal, Android é Linux modificado, então de uma certa forma, as pessoas estão usando.... "Linux"!

Ainda, Linux já espalhou, se vc pensar bem..... Servidores, quase tudo é Linux!

Supercomputadores, computação de alto desempenho, cálculos científicos, clusters, servidores de rede e de computação em nuvem...
é tudo Linux!

Estações de Trabalho? para fazer filmes etc... cinema, efeitos especiais..... Muito Mac, mas o que não é Mac, é Linux.

agora, existem empresas colaborando com o kernel, sim.... mas o que mudou é o mercado.... o mercado de Desktops está diminuindo... e claro, os SOs para eles também...
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts