
ednilton_so
(usa KUbuntu)
Enviado em 29/04/2011 - 15:39h
Olá pessoal,
Esta semana andei testando o openSUSE 11.4. Depois de não conseguir resolver um problema que é moleza no Ubuntu, desisti da distro. Porém o que mais me chamou a atenção não foi este problema em particular, e sim o fato de que o openSUSE anda defendendo patentes.
Tudo começou porque a renderização de fontes no KDE 4.6 não é tão boa quanto estou acostumado no Ubuntu. Depois de uma busca rápida na Internet, encontrei uma forma de ativar a renderização com “um clique”. O problema é que na instalação dos pacotes necessários, fui advertido várias vezes que o que eu estava fazendo violava patentes da Micro$oft e da Apple. Aí me perguntei, mas por que esses avisos não são mostrados no Ubuntu? Depois lembrei de ter lido em algum lugar que a Novel apoiava a Micro$oft na brica pelas patentes que teoricamente o Linux viola (alguém sabe a referência).
Com relação às patentes, eu acho que a sua existência só prejudica a humanidade e favorece uns poucos que gosta de esconder conhecimento, como a Micro$oft. Além disso, devido a elas podem ocorrer absurdos que persistem durante anos. Esse é caso, por exemplo, de empresas brasileiras que ficaram impedidas de comercializar produtos derivados do cupuaçu durante 5 anos (CINCO ANOS!!!) porque uma empresa japonesa patenteou o nome “cupuaçu” (puta sacanagem). Olhem aí:
http://goo.gl/2S8yX
Então, o que acham disso?