vsmoraes
(usa Arch Linux)
Enviado em 03/11/2008 - 11:15h
Bom, como um profissional da área de programação, eu tenho obrigação de conhecer (ao menos um pouco) dos três Sistemas Operacionais mais usados: Windows, Linux e OSX.
Sou usuário 100% de Linux. Em casa (desktop) roda Slackware 12.1, no meu notebook roda Arch Linux e no meu trabalho todas as máquinas rodam Mandriva. Uso o Linux há mais de 12 anos e não troco nem pelo Windows nem pelo Mac.
Agora vamos aos fatos. Com mais de 12 anos de experiência de mercado eu posso dizer que, com toda certeza, o Linux supera seus concorrentes em muitos pontos, menos em usabilidade. Existem algumas distribuições que já estão chegando tão fáceis de usar quanto o Windows, o grande problema (já citado) é incompatibilidade com Software e com Hardware. Porque? A resposta é muito simples.
Se você é dono de uma empresa de desenvolvimento (software ou hardware) você vai se focar onde há o maior público, certo? E o maior público de computadores usa qual Sistema Operacional?
Resposta: Windows!
Chegamos ao ponto que eu queria, como o Windows é o Sistema Operacional mais usado (mais de 85% dos computadores do mundo) ele passa a ser alvo de TODOS os desenvolvedores, seja de Hardware, Software e, claro, "Malware".
Não quero defender um ou outro, só espero que algumas coisas sejam bem pensadas antes de serem ditas. Quem faz a segurança e a usabilidade do sistema é seu usuário. Digo isso pois usei o Windows XP por 2 anos no meu Notebook (precisei realizar um trabalho em .NET ;\) SEM ANTI-VÍRUS e não tive nenhum problema.
Concordo em gênero, número e grau quando nosso amigo falou que o primeiro contato com o Linux causa uma certa euforia no usuário. Mas é normal, admirar o Linux é normal, só não cuspa no prato que você comia antes de entrar no mundo do software livre ;)
Aqui fica a minha mensagem, espero que entendam o que eu quis passar. Aos usuários xiitas de Linux, que geralmente são novatos, espero que pensem um pouquinho, só um pouquinho ;)
Abraços.
Vinicius Sabino de Moraes.