removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 31/07/2018 - 20:20h
Utilizo Linux e macOS constantemente, e não tenho do que reclamar.
Em relação ao Windows - mais precisamente a versão 10 - em minhas experiências não me serviu pois carece de uma arquitetura UNIX (por exemplo, não ter um terminal decente perde-se compatibilidade com inúmeras ferramentas e softwares destinados a desenvolvedores), e isso é um problema para mim, pois influencia negativamente na minha produtividade.
O tal WSL (
Windows subsystem for linux) ainda é um mistério. Tentei instalar o Docker (essencial para o meu trabalho) via WSL e não funciona. Sim, existe o Docker for Windows, mas o aplicativo é uma desgraça, pois exige a ativação do HyperV o qual "bloqueia" outros drivers de virtualização como o VirtualBox, que também uso. Só desativando o HyperV para poder utilizar o VirtualBox novamente. Ok, solução aparentemente simples e rápida; é só desativar o HyperV e começar a trabalhar com o VirtualBox. Mas para ativar/desativar o HyperV é exigido a reinicialização do sistema, reinicialização essa que o Windows aproveita para instalar uns 50 pacotes de atualizações (isso na hora de reiniciar, pq no boot teve mais algumas atualizações). Ou seja, baita tempo perdido para manter dois softwares no mesmo sistema.
E mesmo deixando de lado o VirtualBox, o Docker possui algumas incompatibilidades em relação a diretórios com Windows, ou seja, é muito tempo perdido tentar adaptar o Windows para desenvolvimento. Por isso só o tenho aqui para jogos.
Enquanto que no Linux e no macOS é só instalar e começar a usar, no Windows perdi 1 dia todo para instalar todas as ferramentas que necessito. Levo bem menos tempo para instalar um Slackware com todos os pacotes compilados via SlackBuilds do que instalar o Windows com as ferramentas de desenvolvimento. Sem contar os velhos problemas que o Windão ainda possuí, como atualizações lentas e intermináveis.
Quanto ao macOS vs Linux, como disse o Mauricio, a vantagem é a integração entre software e hardware. Complemento dizendo que a interface gráfica do macOS é "simples porém elegante!", consegue agradar a gregos e troianos, sem mistérios e funciona perfeitamente. Com o Homebrew (gerenciador de pacotes) vira uma distribuição Linux (na verdade, uma distribuição *BSD), o qual permite instalar facilmente qualquer ferramenta para desenvolvimento.
--
Linux Counter: #596371