hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 13/04/2019 - 12:01h
Não me lembro de ter tentado abrir planilhas de mais de 2MB no LibreOffice, mas certamente farei esse teste pra confirmar. De toda forma, acho o LibreOffice altamente produtivo, onde trabalho o padrão de ferramentas de escritório é o LibreOffice, e não vi ninguém reclamando de produtividade. Se o arquivo abre ou não, depende também de outros fatores. Se você usa um sistema pesado, com uma interface GNOME ou KDE por exemplo, suas chances são piores do que se estiver com um XFCE ou LXDE, por exemplo.
É possível também que no Windows, o LibreOffice e outros concorrentes de seus produtos sejam propositalmente penalizados. Já vimos coisas desse tipo no lançamento do Windows 10, em que as preferências de programas padrão eram alteradas sem o consentimento do usuário.
Ainda assim, é importante lembrar que num sistema UNIX-like, onde você tem um excelente shell, é mais comum manipular CSVs, TSVs, JSON e coisas do tipo com grandes volumes de dados, usando o próprio shell, e não ficar usando arquivos de planilha, como xlsx, ods ou similares. É uma questão de foco. Pessoas com um viés mais técnico, sempre procurarão eficiência. Os demais vão privilegiar a facilidade. Isso vale pra qualquer coisa relacionada a sistemas.
Agora, essa questão de facilitar a pirataria do próprio produto para divulgar mais é bem antiga. Essa conversa já deu pano pra manga, e não é segredo pra ninguém, que a Microsoft quer mesmo é que os usuários domésticos usem seu sistema, pagando ou não. Isso ajuda a criar uma cultura viciada que é benéfica a eles. Usuários domésticos são peixe pequeno, e sai barato pra eles permitir a pirataria. Já nas empresas eles perderiam muito, e é mais fácil de combater a pirataria nesses casos, então a estratégia deles se resume a isso: liberar para o público geral, mas fiscalizar nas empresas e órgãos públicos.
O que não entendo é que tanta gente reclame dessa situação. Quero dizer, se a pessoa prefere usar um Pirated Edition em vez de um sistema robusto e perfeitamente dentro da lei, é problema dela. Cada um que use o que prefere. Não temos porque tentar mudar isso.
Atualização: Consegui abrir aqui um arquivo de 85 MB no LibreOffice Calc, sem qualquer problema. Demorou cerca de 30 segundos pra carregar o arquivo. No meu notebook (processador i5 terceira geração, 8GB RAM e HD SATA). Usando Devuan ASCII com XFCE, e LibreOffice 5.2.7.2.
$ time libreoffice arquivo.csv
Warning: failed to read path from javaldx
27.73user 0.39system 0:30.69elapsed 91%CPU (0avgtext+0avgdata 527580maxresident)k
0inputs+10184outputs (0major+154246minor)pagefaults 0swaps
Não foi super rápido, mas abriu sem problemas, e uma vez aberto, como já estava tudo em memória, não tive problemas para navegar pelo arquivo.
Com o comando
less , por outro lado, abriu instantaneamente. A navegação foi ainda mais suave do que no LibreOffice.
Pra não dizer que ele só abriu por ser um arquivo CSV, fiz o mesmo teste com o arquivo em formato ods, o que implicou em realizar a conversão primeiro, pelo LibreOffice. Demorou cerca de 1 minuto pra carregar. Novamente, uma vez carregado, a navegação foi suave.
$ time libreoffice arquivo.ods
Warning: failed to read path from javaldx
56.86user 0.53system 0:58.43elapsed 98%CPU (0avgtext+0avgdata 721212maxresident)k
8inputs+77856outputs (0major+183880minor)pagefaults 0swaps
Testei também com gnumeric. O arquivo ods abriu em 38 segundos.
$ time gnumeric arquivo.ods
35.00user 0.64system 0:38.68elapsed 92%CPU (0avgtext+0avgdata 1006620maxresident)k
408inputs+2112outputs (0major+286724minor)pagefaults 0swaps
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira
Devuan -
https://devuan.org/