stremer
(usa Arch Linux)
Enviado em 22/04/2008 - 09:55h
dei risada qdo li a parte dizendo que qdo vai se mostrar para alguem o negócio não funciona!!!
Meu cunhado é windowsManiac, professor de informática da aulas de office e windows. Eu sempre discuto com ele de informática e tudo mais. Um dia la em casa fui mostrar o linux pra ele. Eu uso o compiz direto. Uso o PC sem dó, uso sem restrições, faço tudo que preciso e nunca trava. O compiz eu giro cubo direto, deixo os efeitos ligados e nunca travava (no ubuntu 7.04 pq no 7.10 é um nojo). Pois bem. Fui mostrar pra ele e comecei a mostrar uma série de efeitos, de repente BUM, morreu. Fui la iniciei denovo e derrepente, BUM o emerald morreu. Ele vira e fala, é bem legal os efeitos, mas o meu Vista não trava assim não. Eu falei a vantagem é qdo trava não preciso reiniciar tudo, ele falou que o Vista dele NUNCA travou. Ai comecei a encodar um video. Comecei a passar outro ao mesmo tempo, abri uma VM, abri um jogo com dosbox comecei a rodar o cubo, tudo ao mesmo tempo, ele falou agora vai travar. Pra surpresa dele não travou e o video encodou perfeitamente. Acho que se o Vista dele não travasse ele não soltaria o comentário "agora vai travar"... kkkk o pior é que depois desse dia o compiz nunca mais morreu. Acho que foi a combinação de efeitos. Se usa moderadamente funciona perfeito, se comeca a chamar todos os efeitos possiveis e imaginaveis uma hora morria. Mas tem mto software livre q ainda engatinha, é questão de tempo, visto ótimas soluções que ja temos no mundo livre, vamos citar apenas algumas: apache/php/tomcat/jboss/mysql/gimp/firefox, dentre outros aplicativos que são usados exaustadamente e FUNCIONAM. o Kernel linux é prova disso, ele funciona muito bem é mto estavel e mto usado. O problema que confundimos linux com programas pra linux, e infelizmente a maior parte destes programas são mal feitos (estão engatinhando ainda) e não temos opções pois os fabricantes não fazem mto software pra linux pois ainda falta mercado (exceto software para servidor, neste caso tem mercado e mto aplicativo bom, inclusive pago com ótimas soluções estaveis, a exemplo da grande IBM que abraçou forte o linux).
Vou citar um exemplo basico. Você vai desenvolver um software para Windows e para Linux, se for fazer algo portavel para os 2 sistemas você gasta 2 mil horas. Se for fazer algo BEM FEITO que funcione em um dos 2 sistemas se gasta 1500 horas e se for fazer algo MEIA BOCA você gasta 1000 horas. O caso que pelo fato das diversas variações do linux algo MEIA BOCA só vai funcionar em distro X ou Y oque reduzirá ainda mais o mercado do programa, diferente de algo MEIA BOCA no windows usando a api win32 que funcionará em todos windows (90%) do mercado. Agora vamos imaginar então que você vai VENDER SEU SOFTWARE. 90% do mercado usa windows e 5% linux. Se você vender para os 2 sistemas vc gasta 2 mil horas pra desenvolver e vende 1500 copias. Se gastar mil horas pra desenvolver algo meia boca vc vende 1400 cópias. Resumindo: Vale a pena desenvolver pro linux? Vivemos num mundo capitalista. Então resta pro linux o desenvolvimento aberto que vai seguir uma série de padrões para que o software rode em todas as distros e outros unix like, a pessoa que desenvolve mtas vezes não ganha nada com isso. As vezes a colaboração é pequena pq o uso do software é pequeno. No caso do kernel todo mundo usa e todo mundo quer achar bugs. Empresas patrocinam. No caso de um tocador de video, só interessa pra quem usa como desktop e mto não sabem nem fazer um script, mto menos programar um software deste tipo.
Eu sou da seguinte opnião: Software de graça, livre, ou você usa e não reclama (mesmo dando raiva as vezes) ou senão você paga por software proprietário. Se for usar um piratão então não reclama tbem, principalmente qdo aparecerem avisos do tipo "Esta cópia do windows é pirata".