slivadrip
(usa Linux Mint)
Enviado em 04/06/2014 - 22:06h
Processador: No mínimo um Intel Atom com um núcleo a 1.6Ghz ou equivalente ( estão nesta categoria os velhos AMD Athlon XP1600+ e Pentium III 1.2Ghz, por exemplo). Como requisito médio um processador com dois núcleos ou mais com pelo menos 1.6Ghz com menos de 5 anos. De maneira geral, para um real bom desempenho multitarefa, processadores com menos de 4 anos de idade e pelo menos dois núcleos a 1.6Ghz.
Memória: Se for realizar uma instalação com um Live-CD ou Live Pendrive, no mínimo 512MB , melhor ter 1GB de RAM. Se utilizar a instalação em modo texto do Alternate CD, no mínimo 256MB de RAM, mas depois para utilizar o sistema, serão necessários 512MB de RAM ou mais. Eu recomendo no mínimo 2GB de RAM para um bom desempenho multitarefa.
Parte gráfica: O Unity é o maior vilão no consumo de recursos do Ubuntu, para um bom desempenho, tenha uma placa de vídeo dedicada com no mínimo 128MB de RAM. Ela deverá ser capaz de uma resolução de 1024X600 e usar a versão 1.4 do OpenGL em diante. Se for vídeo da Intel no mínimo uma GMA 950. Se for ATI no mínimo uma Radeon 3450 com driver fglrx (proprietário). Se for Nvídia no mínimo uma Geforce 6600 com driver nouveau (livre). Para placas jurássicas, esqueça, o desempenho é sofrível ou simplesmente nem funciona! Se puder atualizar a versão do Xorg e do OpenGL para versões mais recentes da que o seu Ubuntu usa, melhor ainda. Até o momento, sem o Unity 7 com Xmir finais, quanto mais potente a sua placa de vídeo, melhor.
Espaço em disco: Para uma instalação mínima 5GB. Para uma instalação com “conforto”, com espaço para seus programas e alguns documentos 15 – 20GB. Se o Ubuntu for o seu sistema principal ou único, o céu é o limite. Sorridente
Mas Marcelo, quero partir para um particionamento mais detalhado, não sigo o particionamento assistido do instalador.
Neste caso podemos fazer da seguinte maneira (lembre-se, isso aqui não é regra, é um guia para facilitar sua vida):
Se o seu disco estiver formatado como GPT lembre-se da partição BIOS-boot / EFI.
Bios-boot – 1MB (Bios configurada para modo legado, não EFI).
/boot/efi - EFI – 100 ~ 250 MB geralmente em FAT32, para máquinas com BIOS de 2011 em diante.
Se o seu disco estiver formatado com a velha tabela de partição do DOS:
/boot - 250MB ~ 350MB
swap - Em geral o mesmo tamanho da RAM. Pelo menos deixe 512MB mesmo em máquinas com 4GB de RAM ou mais. Alguns programas ainda fazem uso da Swap mesmo com RAM sobrando. Em máquinas jurássicas com pouca RAM, faça a swap ser igual a 2X ou até 4X o tamanho da RAM (máquinas com 512MB a 1GB de RAM principalmente). Quanto mais tempo sua máquina ficar ligada direto ou você fizer uso de aplicações com banco de dados, maior será o uso de Swap.
/ - 5GB ~ 30GB
/home - O tamanho que achar necessário, afinal guarda os seus arquivos pessoais e configurações da sua sessão.
/usr - 10GB
/var - 2GB
/lib - 5GB
/opt - 500MB ~ 5GB Dependendo do uso dos repositórios Universe.
/etc - 250MB
/sbin - 250MB
/bin - 250MB
Os valores acima não são regras e assume que você vai usar um disco moderno de grande capacidade se, eu disse se, tiver interesse em criar tantas partições. Em se tratando de espaço em disco, melhor pecar por excesso do que pela falta dele! É muito ruim ter erros devido a falta de espaço no seu sistema.