BiaMonteiro
(usa Arch Linux)
Enviado em 01/01/2019 - 14:32h
É uma distribuição amigável e completa. Logo no início de seu boot, antes mesmo de iniciar o modo live, você tem a opção de habilitar pacotes non free (não livres), e praticamente todo o seu hardware será detectado e configurado, implementando no sistema, inclusive, drivers de vídeo devidamente ajustados e funcionais. Ao instalar o sistema, você já pode trabalhar sem se preocupar com configurações ou com falta de pacotes.
Inclusive, no Manjaro você não corre de risco de ter que instalar algo com PPA, que é perigoso, ou com Snap, que é terrível. O repositório da distribuição é muito completo, e já vem com multiarch por padrão. Tenho certeza que irá atendê-lo.
Pelo que pude entender, a maioria dos usuários de Ubuntu quer ter pacotes bem atuais (novo kernel, novo LibreOffice, novo GIMP, etc...), e o Manjaro é rolling release, termo que designa uma forma de versionamento de distribuição onde os pacotes são atualizados frequentemente, dando a possibilidade de manter a mesma distribuição sem precisar reformatar o computador, a distribuição irá se atualizar sozinha.
Não indico Canonical Ubuntu a iniciantes, nem a usuários intermediários nem a avançados.