RLFontan
(usa elementary OS)
Enviado em 15/12/2015 - 12:55h
Pra fomentar a discussão vou postar um comentário que outro dia fiz no youtube:
Eu acredito que essa conversa de "refisefuqui" ou não, tem suas verdades e mentiras, a impressão que eu tenho é que isso se dá devido ao fato de que no começo de uma distro ela realmente não ter algo extraordinário, mas essas ideias pequenas evoluem, e chegam a bons patamares, vou citar alguns exemplos :
1- Ubuntu - Gabriel do Toca do Tux dizia que parecia só um Debian marrom logo no começo, mas hoje o Ubuntu virou o "Microsoft Linux" uma verdadeira testa de ferro empresarial do Linux, é basicamente o filho " entreprise" do Debian, com todas vantagens e desvantagens que isso carrega.
2- Linux Mint - Vivem dizendo que é refisefuqui de maneira pejorativa, (pasme tem até usuário de Ubuntu que fala isso), mas o Linux Mint veio com uma simples ideia de dar ao usuário o que eles QUEREM. Resultado : Essa distro cresce que nem capim, é primeira colocado do distrowatch, e presenteou o mundo linux com o Cinammon, e Mate.
3- Manjaro Linux - Filho do Arch, todo mundo gosta, é possível se ter um bom controle do pc mesmo de maneira fácil, se dúvidar ele até tá colado com o openSUSE nesse aspecto, o retado tem uma autonomia fantástica, tem gente que prefere ele ao Arch, e só pra se ter ideia ele disponibilizou uma iso de openRC para quem não gosta de systemd ( coisa que muitas projetos maiores não fizeram, enquanto muito usuários pediram isso).
Fora que cada uma gera uma comunidade com características especificas.
E isso meus amigos, é o poder de pessoas unidas, com um objetivo em comum, fazendo as coisas da sua própria maneira (diferentes), mas com benevolência e boas razões na cabeça.